Desde 2018

⭐ Piracicaba, 3 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]
Foto de Ídico Luiz Pellegrinotti

Ídico Luiz Pellegrinotti

Professor universitário

Jonh Galt de Ayan Rand de 1957, para o Brasil de 2024

Ayan Rand, autora do premiado romance “A revolta de Atlas”, século XX, mostra que o ideal ético para a humanidade é cultivar: objetivismo, coragem e liberdade individual, bem como uma política liberal.

O ponto alto do romance é o discurso do libertário John Galt, com crítica ao socialismo autoritário que manipula o povo a ser submisso.

No site: Objetivismo Brasil, resumo de seu discurso épico:

Senhoras e Senhores, o Sr.Thompson não falará com vocês esta noite. O tempo dele acabou. Por anos, vocês se perguntaram: quem é John Galt?

Vocês fizeram essa pergunta em desespero e resignação, enquanto fábricas fechavam, bens ficavam escassos e empregos desapareciam. Suas vidas estão ficando mais difíceis à medida que a força vital de seu mundo desaparece. Vocês fizeram essa pergunta sem esperar uma resposta. Estou aqui para respondê-la.

Aqui fala John Galt. O Sr. Thompson não fala a verdade sobre a crise de seu mundo. Eu falo! Vocês já repararam que tudo ao seu redor parece piorar?

E o poder, e promessas do atual governante. Nenhum dos seus planos ou diretrizes resolveu os problemas, ou tornou a sua vida melhor. O único resultado tem sido maior controle deles sobre você à custa de sua liberdade.

Vocês sabem por quê? Vocês lhe deram o poder, eles pediram o seu sacrifício e vocês consideraram algo nobre. Eles disseram que, se vocês trabalhassem só para si e para a sua família, seriam egoístas e insensíveis.

E eles fizeram vocês sentirem-se envergonhados. Eles denunciaram os líderes da indústria como exploradores gananciosos, como os Ellis Wyatt e os Hank Rearden.

E, novamente, vocês perguntaram: por que esses industriais e outros desapareceram? Eu os tirei de vocês. Suas conquistas fluíram de suas mentes criativas. Tão logo entenderam que a tentativa de controlar o seu trabalho, na verdade, era uma tentativa de controlar as suas mentes, eles partiram.

Essas pessoas trabalhavam para si mesmas pela sua própria visão do que era possível. Quando eles reconheceram a honra que mereciam, rebelaram-se contra a culpa que vocês queriam que eles sentissem pelo sucesso.

Vocês contavam que eles continuassem a produzir, continuassem pensando, mesmo denunciados como egoístas. Mostrei a eles que estavam sendo punidos por suas próprias virtudes e os mostrei, e eu mostrei a eles qual maligno era o ruim. E assumi como missão ajudar esses heróis a dizer ‘NÃO’ ao domínio do governo.

Todo que o mal precisa obter para vencer é o consentimento de pessoas boas. Eles se juntaram a mim para produzir livremente, comercializar, cooperar e competir em um lugar onde os direitos de todos são protegidos.

Não tentem nos encontrar; não tentem negociar a compra para o nosso retorno. Saiam do nosso caminho.

Todos os que me ouvem agora têm uma escolha a fazer. Se decidirem apoiar a nação de que o sacrifício importa pelo Estado, o jogo acabou. Seu mundo está em decadência, e vocês estão levando a destruição.

Mas se compartilharem os valores de nossa manifestação; se acreditarem que sua vida é o bem sagrado, do qual devem desfrutar ao máximo; se quiserem viver pelo julgamento de sua própria consciência, e não por ordem do estado, então sigam a nossa liderança. Não apoie os seus próprios opressores.

Pare de permitir que o sistema o explore, forme suas próprias comunidades nas fronteiras de seu mundo decadente. Seus governantes contam com sua servidão e com sua generosidade para carregar os fardos que eles lhes impõem, e, ao ouvir gritos de desespero, calar-se para não compreender a opressão.

O mundo em que você está vivendo é o mundo que eles querem. Deixe-o para eles, aqueles que já o deixaram, estão ansiosos para construir um mundo melhor, um mundo de liberdade e oportunidade, um mundo baseado em respeito mútuo.

Nesse mundo, você levantará de manhã com o ânimo que tinha quando criança, o ânimo de vontade e aventura, e a confiança de que o mundo é o que é e está ali para ser descoberto. Nesse mundo, você não receberá nem esmola, nem piedade, nem perdão para um pecado que não cometeu, mas honra, respeito e justiça. Não deixe a chama se apagar, centelha por centelha em confusão e desespero.

Esteja certo de seu caminho. O mundo que você deseja pode ser obtido. Ele existe, ele é real, ele é possível. Ele é seu.