Desde 2018

⭐ Piracicaba, 1 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]
Foto de Dr.ª Beatriz Abrahão

Dr.ª Beatriz Abrahão

Fisioterapia e Ergonomia

Shantala

Definição

A Shantala é uma massagem para bebês tradicional na índia e outros países asiáticos, fazendo parte do cuidado diário das mães com seus bebês.

No Brasil esta prática começou a ser conhecida na década de 70, quando um médico francês Dr. Frédérick Leboyer, conheceu a massagem em uma viagem à Índia, quando observou uma mãe massageando seu bebê. A partir disso resolveu conhecer a técnica e divulgar para o ocidente e então batizou a massagem com o nome da mãe que o ensinou: Shantala.

Esta massagem consiste em toques e movimentos suaves no corpo do bebê. Iniciando com movimentos pelo rosto e seguindo em cada parte do corpo até os dedos do pé. A intensidade e o tempo de aplicação serão individuais, dependendo da aceitação de cada bebê.

O principal objetivo da técnica é fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê. A massagem é uma forma de comunicação através do toque na pele, transmitindo amor, conforto e confiança.

O fisioterapeuta é um dos profissionais habilitados para executar a técnica de Shantala.

Benefícios

  • Estimula o neurodesenvolvimento;
  • Promove o alívio das cólicas;
  • Melhora no padrão do sono;
  • Fortalece o vínculo da mãe e bebê;
  • Melhora no crescimento e ganho de peso.

Dicas e cuidados

  • Deve ser um momento e interação entre a mãe e o bebê, assim a massagem deve ser feita com calma, concentração e delicadeza;
  • Não faça a massagem se o bebê estiver irritado, com fome, sonolento, doente, com febre ou se tiver tomado vacinas;
  • Caso o bebê não aceite algum movimento, não insista, passe para o próximo ou pare a massagem;
  • O local deve estar em temperatura agradável, lembrando que o bebê fica sem roupa e se estiver muito frio ele não vai conseguir relaxar;
  • A massagem pode ser realizada após o primeiro mês de vida do bebê. No caso de prematuros, peça orientação ao pediatra sobre o melhor momento para iniciar a rotina;
  • Alguns profissionais indicam óleo vegetal para massagem, mas é importante só utilizar óleo ou hidratante após consulta com o pediatra. A pele do bebê é muito sensível e alguns bebês apresentam alergias importantes com produtos tópicos.

Como fazer

Escolha um local tranquilo e com temperatura agradável. Sente-se no chão com a coluna reta e as pernas esticadas. Coloque uma toalha sobre suas pernas e deite o bebê de barriga para cima de forma que ele fique com a cabeça perto dos seus joelhos e os pés próximos da sua barriga.

A massagem deve ser com movimentos deslizantes, lentos e suaves. Pode-se repetir 2 ou 3 vezes cada movimento respeitando os sinais de prazer ou desconforto do bebê.

A prevenção é o melhor caminho!
Cuide-se, seu corpo agradece!

 

 

Você também pode gostar