Definição
O agulhamento seco (ou dry needling) de pontos gatilhos é um procedimento invasivo em que uma agulha fina ou agulha de acupuntura é inserida na pele e no músculo. Pode ser realizado em nível de tecido superficial ou profundo, trazendo alívio de dor.
Destina-se a inativar e tratar pontos gatilhos miofasciais que são pontos hiper-irritáveis no músculo esquelético que estão associados a um nódulo palpável hipersensível em uma faixa tensa.
Esses pontos gatilhos (ou seja, geradores de dores musculares) podem ser divididos em pontos gatilho miofasciais Ativos e Latentes.
- Pontos gatilhos ativos: podem desencadear espontaneamente a dor local ou referida. Eles causam fraqueza muscular, restrição de movimento e fenômenos autonômicos.
- Pontos gatilho latentes: Não causam dor a menos que sejam estimulados. Eles podem alterar os padrões de ativação muscular e contribuir para diminuição de amplitude de movimento.
Agulhamento seco difere de outros tipos de procedimentos, porque se concentra em estimular esses pontos gatilhos e liberar a tensão, com o objetivo de aliviar a dor local e referida.
Como funciona o Dry Needling?
O procedimento envolve uma agulha fina inserida e manipulada pelo profissional fisioterapeuta especializado, por meio da pele, com o objetivo de estimular os pontos gatilhos que causam dor, incômodo e até mesmo a incapacidade de realizar atividades cotidianas. Durante o tratamento, a agulha penetra no ponto gatilho, que é reconhecido ao obter uma contração local.
A agulha usada no dry needling são as do tipo filiformes sólidas. Essas agulhas são ultrafinas e seguem o padrão do procedimento de largura e comprimento de 0,25x30mm.
Efeitos mecânicos
O agulhamento a seco remove os sinais de dor dos pontos gatilhos, melhoram os níveis de acetilcolina nas placas motoras, o que melhora a cicatrização geral do tecido, a dor e a função.
O agulhamento resulta em uma Resposta de Contração Local. A resposta de contração local resulta em uma alteração no comprimento da fibra muscular, além de ter um efeito inibitório sobre os músculos antagonistas.
Os pontos-gatilho foram identificados em várias patologias dolorosas, incluindo:
- Síndrome Dolorosa Miofascial;
- Dores de cabeça tipo tensão;
- Enxaquecas;
- Dores da articulação temporo mandibular;
- Dores musculares do exercício;
- Dores por overtraining;
- Transtornos relacionados ao uso excessivo de computador;
- Distúrbios associados com lesão por chicote (whiplash);
- Dor pélvica e outras síndromes urológicas;
- Tendinopatias do ombro.
Segundo o depoimento do fisioterapeuta especialista Luiz Mateuzzo Junior (CREFITO – 3: 69347):
Em meus pacientes obtenho ótimos resultados utilizando o Dry Needling em lesões musculares, traumáticas e pontos gatilhos
As agulhas colocadas de maneira correta promovem relaxamento muscular e consequentemente melhora a amplitude de movimento e aumento do fluxo sanguíneo, dessa forma, atua reduzindo dores, que em alguns casos ocorre imediatamente.
Benefícios
- Redução de dor;
- Melhora do Movimento;
- Acelera o processo de recuperação.
Contraindicações
A técnica não deve ser administrada nos casos em que o paciente apresente fobia a agulha; relutância à técnica; impossibilidade ou não consentimento; uso de anticoagulante; trombocitopenia; área ou membro com linfedema; pessoas que apresentam sangramento anormal; doença vascular; diabetes mellitus; gravidez; doentes frágeis; epilepsia; alergia ao metal e látex e crianças, segundo relato do Fisioterapeuta Dr. Luiz Mateuzzo Junior (CREFITO – 3: 69347). Ele atua com a técnica já faz 5 anos.