Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Zoo Municipal inicia Operação Inverno para manter animais bem aquecidos

Jabutis também contam com lâmpadas para se manterem bem aquecidos no inverno

Cobertura com lonas, lâmpadas e refeições especiais são algumas das medidas tomadas para que os animais suportem o clima frio

Para manter os animais do Zoo Municipal bem aquecidos durante o inverno, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), está tomando cuidados especiais. Os recintos estão sendo adequados para beneficiar a proteção térmica durante os dias mais frios e a alimentação foi amplamente reforçada.

Os recintos das aves estão recebendo cobertura extra com lonas, além de folhas e podas das árvores, o que permite maior abertura para entrada dos raios solares. Nos ambientes dos répteis, como os jabutis e as cobras, serragem no chão, como forma de manter o solo aquecido e lâmpadas. “A instalação de lâmpadas melhora o aquecimento dos recintos dos répteis, que são animais de sangue frio e, por isso, necessitam cuidados maiores durante o inverno, porque não conseguem manter a temperatura interna estável por muito tempo”, explicou a educadora ambiental da Simap, Laís Ferraz de Camargo.

Os tratadores do Zoo também estão construindo casinhas de madeira para as aves e os mamíferos. Também há tratamento separado para animais idosos e filhotes resgatados, que ficam em ambientes separados, com cobertores.

E além das estruturas, a alimentação de todos os 230 animais que vivem no Zoo foi reforçada. “Fazemos sopa com legumes e vegetais e acrescentamos carne para os ovíparos. Também colocamos suplementos vitamínicos e usamos alimentos ricos em gordura, como abacate, manga e amendoim. É um enriquecimento alimentar que ajuda muito na proteção dos animais contra o frio”, ressalta a médica veterinária do Zoo, Marianna Ricciardi Curi.

CONSERVAÇÃO – Os principais objetivos do Zoológico Municipal são a conservação de espécies, a pesquisa científica para buscar melhorias para centros de conservação de espécies e a educação ambiental, responsável pela formação de conhecimento e incentivo às práticas de conservação da natureza.

Os animais que estão no Zoo são provenientes de resgate de tráfico de animais, animais que sofreram acidentes e não puderam retornar à natureza – como a loba-guará Roama, que não tem uma das patas –, animais nascidos em cativeiro e que fazem parte de planos de manejo – como o tamanduá-bandeira.

SERVIÇO – O Zoológico Municipal de Piracicaba fica na avenida Marechal Castelo Branco, 426, Jardim Primavera. Funciona de terça a domingo, das 9h às 16h. Telefone: (19) 3421-3425.

Publicidade