Desde 2018

⭐ Piracicaba, 5 de outubro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Vem pro Horto tem caminhada histórica no próximo sábado

Horto de Tupi sera o ponto final da 2__ Caminhada Historica - FOTO Isabela Borghese

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), em parceria com a Associação dos Moradores do Distrito de Tupi, realiza neste sábado (09), às 8h, a segunda edição da Caminhada Histórica, dentro do programa Vem Pro Horto. Desta vez, a ação objetiva celebrar o aniversário de 100 anos da Estação Ferroviária de Tupi e do distrito. Não é necessário fazer inscrição e haverá linha de ônibus operando gratuitamente para os participantes.

Durante a atividade, os participantes poderão conhecer um pouco sobre a história do distrito de Tupi, com o historiador Antônio Carlos Angolini, e também sobre o Horto, com a engenheira ambiental e gestora da área, Rosa Maria Galera Gonçalves.

O percurso da caminhada sairá da Igreja São José de Tupi e seguirá até o Horto, passando por pontos históricos do bairro. No Horto, os participantes terão um encontro no Centro de Visitantes para apresentação da Estação Experimental e de uma exposição histórica. Depois, todos poderão participar de uma caminhada histórica que será encerrada com um piquenique coletivo – é indicado que todos levem um lanche para compartilhar.

“A ideia da caminhada é aliar atividade física e história. Então, vamos passar pelos pontos turísticos, comentando e contando um pouco da história de Tupi. A caminhada se encerrará no Horto Florestal, que é nosso principal ponto”, explica Angolini.

O presidente da Associação de Moradores do Distrito de Tupi, Carlos José Marco da Silva, o Chitão, ressalta a importância da preservação da história do bairro. “Quero destacar a importância de se preservar a história. Seja de forma impressa, seja de forma digital, seja de forma contada, que é o que vai acontecer na caminhada. Superimportante a população piracicabana conhecer e preservar essa história”, diz.

“A Caminhada Histórica, já em sua segunda edição, busca um resgate da história do bairro Tupi e do Horto Florestal, que nasceram juntos à expansão da malha ferroviária do Estado de São Paulo e a inauguração da estação de trem em Tupi que completa este mês 100 anos de existência. A atividade integra a comunidade piracicabana com a área protegida buscando torná-la cada vez mais um espaço educador sustentável. Conhecer a história de Tupi e a importância do Horto Florestal, traz uma sensação de pertencimento aos visitantes, possibilitando que cada vez mais a população se aproprie do espaço e, assim, possam desfrutar de tudo o que a área oferece”, destaca o analista ambiental da Sedema e membro do Comitê Gestor do Horto de Tupi, Giovanni Batista Campos.

O evento conta com o apoio da Guarda Civil, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) e TUPi Transportes, que disponibilizam uma linha de ônibus gratuita para os participantes. O ônibus tem embarque na plataforma B03 do Terminal Central de Integração, às 07h10, e retorno, com saída no Horto de Tupi, às 12h30. O itinerário completo pode ser acessado em https://www.tupitransporte.com.br/post/linha-gratuita.

O Vem pro Horto é um programa de educação ambiental que busca aproximar a comunidade do Horto a fim de torná-lo cada vez mais um espaço educador sustentável. O programa é realizado pela Sedema, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Fundação Florestal (FF) e OCA/Esalq/USP, com diversos parceiros, sendo que a sua programação é construída de forma participativa no início de cada ano e divulgada no Facebook (https://www.facebook.com/estacao.experimentaldetupi) e Instagram (https://www.instagram.com/hortodetupi/).