Nova estrutura é moderna e tem capacidade para atender até 250 pessoas por dia
Criado para ser uma unidade de saúde exclusiva para atender pacientes com síndromes respiratórias e suspeita para dengue, o projeto UPA Livre atendeu 729 piracicabanos desde sua abertura, em 10/06, até ontem, segunda-feira, 17/06, o que dá uma média de 92 pacientes por dia. Conforme explica o ordenador de despesas da Secretaria de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, a nova estrutura é moderna e tem capacidade para atender até 250 pessoas por dia.
“Acreditamos que os pacientes com sintomas leves ainda estão indo diretamente nas UPAs, porém, eles poderiam vir diretamente aqui nesta unidade. Os sintomas de febre, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, vômito, diarreia, coriza, tosse e fraqueza podem estar associados à suspeita de dengue ou quadro respiratório leve, por isso, neste momento, é importante buscar atendimento aqui no UPA Livre. Os atendimentos não demoram nem 30 minutos da recepção até a saída do paciente da unidade. É muito rápido!”.
A intenção do projeto UPA Livre é evitar que o paciente com sintomas leves procure diretamente uma UPA e acabe aguardando muito tempo para ser atendido. “Estamos nos antecipando a possíveis altas dos casos, uma vez que a virada no clima, com previsão de frio mais intenso são condições que favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e a própria Covid-19. Assim, esperamos diminuir o tempo de espera nas UPAs e garantir um atendimento mais rápido para os pacientes com sintomas mais leves. Queremos que os pacientes sejam bem atendidos, de forma ágil e tenham todo o suporte médico, com entrega de remédios, coleta de exames, além de atestados médicos”, afirmou Carvalho.
A estrutura do UPA Livre tem capacidade para atender até 250 pessoas por dia – em qualquer faixa etária – com funcionamento de segunda a domingo, das 7h às 18h, na quadra poliesportiva do Tiro de Guerra de Piracicaba, no bairro Morumbi. A unidade tem salas de espera, acolhimento, triagem, coleta para testes rápidos, exames de laboratório, hidratação, soro, medicação, além de três consultórios médicos. O atendimento, em parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde), segue até 10/08.