Desde 2018

⭐ Piracicaba, 6 de outubro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Unidade de saúde, reforma de quadra e galerias de águas pluviais estão entre as principais demandas da região Sul

Orçamento Participativo

Plenárias do Orçamento Participativo com os representantes das associações de moradores e lideranças da região foram realizadas na semana passada

As plenárias do Orçamento Participativo com os representantes das associações de moradores e lideranças da região Sul foram realizadas na noite de segunda-feira e terça-feira, dias 13 e 14 de junho e mostraram as principais demandas da região. As reuniões ocorreram no centro comunitário do Jardim São Paulo e no centro cultural Sebastião da Silva Bueno – Nhô Serra. A região Sul é formada por 60 bairros. As plenárias já ocorreram nas regiões Oeste, Leste e Norte e serão encerradas no dia 28 de junho, com a região rural.

As pessoas que compareceram nas plenárias da região Sul informaram necessidades dos bairros e região. Foram citadas a reforma e manutenção da quadra esportiva localizada na rua Santo André, no bairro Nova América; instalação de uma Unidade da Saúde da Família (USF) ou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender a população dos bairros Nova América e Jardim Elite; implantação de rede de galerias de águas pluviais nas ruas Paulo Ferreira Camargo; Fernando Aloisi; Jacques Andrade; Theresa Valverde Valério; Catarina Schmidt; Frei Luiz Maria de São Tiago e Luiz Razera, próximo ao supermercado Savegnago e padaria Avaré e construção de um centro cultural no bairro Nova América.

Também foi pedido o aumento da ronda e patrulhamento diários pela Guarda Civil no bairro Nova América, Jardim Elite e adjacências; construção de um varejão no bairro Nova América; instalação de semáforo no cruzamento da rua Luiz Razera com a General Goes Monteiro; na avenida Professor Alberto Vollet Sachs com a rua Luiz Razera ou com a rua Frei Luiz Maria de São Tiago, próximo à padaria Avaré; colocação de radar ou lombada na rua Santa Catarina, entre as ruas Xisto Quadro Aranha e rua Capitão Goes Aranha, entre outras.

Representando o bairro Nova América, Claudinei Henrique do Santos, conselheiro do OP, reconhece a importância das plenárias para que a região possa apresentar suas reivindicações e, em trabalho conjunto com a Administração, lutar para que sejam concretizadas. Uma de suas demandas na plenária foi a reforma estrutural da quadra de esportes do Jardim Elite, para que a comunidade possa utilizá-la para práticas esportivas.

A representante do bairro Água Branca, Adriana Moura, participou pela primeira vez de uma plenária do OP e entende que somente com a participação da comunidade as melhorias para a região podem ser implementadas pela Administração. Entre as demandas para o seu bairro citou a abertura de um posto de saúde do Água Branca e a construção de um campo de futebol.

Anízio Silva, do bairro Água Branca, participa há 10 anos das discussões envolvendo o Orçamento Participativo, canal que, segundo ele, permite que a comunidade se manifeste em relação às carências e demandas de sua região. Entre as demandas citadas por ele está a construção de uma escola municipal de educação infantil e a implantação de uma base da Guarda Civil.

O secretário de Governo, Carlos Beltrame, e o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap) e diretor do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), Sérgio Maluf Chaim, marcaram presença na plenária de terça-feira. Beltrame esclareceu que a atual Administração está empenhada em realizar um trabalho de comprometimento com a comunidade e com o Orçamento Participativo, visando fortalecer as associações de bairro, para que possam ser o elo entre a população e o poder Executivo.

Reforçamos a importância de a população comparecer nas plenárias do OP, pois desta forma o poder Público pode conhecer as necessidades de cada região”.

As reuniões, coordenadas pela Secretaria Municipal de Governo, estão abertas à participação da população e acontecem sempre às segundas e terças-feiras, a partir das 19h. O objetivo é manter contato com a comunidade, associações, entidades civis organizadas, no sentido de coletar demandas sobre investimentos, manutenção e serviços públicos.

Nesta semana

As plenárias acontecerão nesta segunda e terça feiras, dias 20 e 21, com a comunidade da região Centro. Na segunda-feira a reunião será realizada na Biblioteca Municipal, na rua Saldanha Marinho, 333, Centro, e na terça-feira, no centro comunitário da Vila Rezende, na avenida Osvaldo Cruz, 326, Nhô Quim.