Desde 2018

⭐ Piracicaba, 10 de janeiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Semae providencia tratamento de lodo emergencial na ETA Luiz de Queiroz

Obras de readequação da ETA Luiz de Queiroz já começaram

Material ficará armazenado provisoriamente em bags para secagem

Por conta das obras de adequação no tratamento de água da ETA Luiz de Queiroz, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) terá de readaptar o sistema de tratamento de lodo na estação.

A autarquia fará o armazenamento do material em bags (bolsas), que serão depositadas em trecho da rua Benedicto Lucio Maciel, próxima à praça da Boyes, e depois transportadas em caminhões para destinação correta em aterro com licença ambiental.

Por conta dos serviços, a rua terá acesso parcialmente interditado, com apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran).

A medida é emergencial e visa manter a operação regular da ETA. O lodo é resíduo do tratamento de água e, para essa implantação, era necessário uma área com cerca de 800 metros quadrados, o mais próximo possível do local.

Após estudos de alternativas, foi escolhida a rua Benedicto Lúcio Maciel. A instalação será provisória, até que seja executada a estação de tratamento de lodo definitiva.

Por outro lado, as obras de adequação da ETA já começaram com a instalação da segunda tubulação de recalque entre o reservatório e os decantadores. Com isso, a produção de água na ETA deve ser normalizada em 10 ou 15 dias.

Essa solução técnica foi apresentada pelo Semae e Prefeitura e aprovada pelo Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), órgão do Ministério Público, e pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), em várias reuniões.

AUXÍLIO – Durante esse período de adequação da ETA Luiz de Queiroz e até que seja necessário durante a estiagem, uma transportadora de água potável contratada pelo Semae irá atender os locais mais afetados pela falta de água no município.

Os caminhões-pipas abastecerão os reservatórios do Semae, dentro das regiões mais distantes afetadas.

O Semae pede a compreensão dos moradores neste período de estiagem e recomenda a economia de água para aqueles que possuem reservação, para manter o abastecimento interno até a normalização da rede.