Desde 2018

⭐ Piracicaba, 19 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Semae intensificará análise da água distribuída após CPFL ter autorização para vertimento de macrófitas no rio Piracicaba

Manobra autorizada pela Cetesb, que emitiu parecer técnico, começa na segunda-feira, 5/02

 

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) intensificará o monitoramento da água distribuída no município, aumentando a frequência das análises, a partir de segunda-feira, 5/02, quando a empresa do setor de energia CPFL iniciará o vertimento controlado de macrófitas aquáticas na PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Americana, o que pode ocasionar a chegada destas plantas ao rio Piracicaba no trecho em Piracicaba. O aviso do início do vertimento na próxima semana foi comunicado sexta-feira, 2/02, ao Semae, com parecer técnico emitido pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), autorizando a manobra.

Diante do comunicado recebido da CPFL, o Semae vai aumentar a quantidade de avaliação da água e, caso alguma alteração seja constatada, divulgará as informações à população, por meio de seus canais oficiais, e à imprensa, bem como notificará a CPFL e a Cetesb, conforme o protocolo de divulgação de comunicados noticiado pela Prefeitura em 16/01.

Para manter a tratabilidade da água distribuída no município, o Semae possui os insumos necessários.

No comunicado da CPFL ao Semae, consta que “dentre as novas exigências estabelecidas (no parecer técnico da Cetesb) está a interrupção do procedimento de vertimento caso a vazão do rio Piracicaba esteja inferior à 60 m³/s na altura da estação Carioba. Diante deste contexto, considerando que as análises prévias foram executadas pela CPFL, bem como observa-se que a vazão do rio Piracicaba e os padrões de qualidade da água estão adequados, a CPFL irá iniciar o procedimento a partir do dia 05/02/2024”. E o comunicado continua: “Reiteramos nosso compromisso e responsabilidade com a atividade em questão, onde manteremos uma equipe de monitoramento ao longo do rio Piracicaba, durante todos os dias de vertimento”.