Projeto deve beneficiar cerca de 80 mil moradores e abrange bairros da margem direita do rio Piracicaba; investimento é de R$ 9 milhões
A Prefeitura de Piracicaba anunciou nesta segunda-feira (7) a implantação de um sistema de setorização no abastecimento de água, com o objetivo de minimizar os impactos causados por manutenções na rede hídrica.
A medida será executada pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e deve beneficiar diretamente cerca de 80 mil pessoas, abrangendo 100 bairros da margem direita do rio Piracicaba.
De acordo com o diretor-geral do Semae, Tiago Seydell, a setorização permitirá intervenções mais localizadas, reduzindo significativamente a área afetada por interrupções temporárias no fornecimento de água.
“Hoje, um vazamento em uma via como a avenida Cruzeiro do Sul pode afetar todo o bairro Nova Piracicaba. Com a setorização, o impacto será restrito a poucas ruas próximas ao local da manutenção”, explicou Seydell em comunicado oficial.
Bairros atendidos
O plano abrangerá inicialmente os bairros:
Nova Piracicaba
Santa Teresinha
Vila Sônia
Artemis
Santana
Santa Olímpia
Como funcionará o sistema
A implementação prevê:
Instalação de registros de pressão
Substituição de registros de manobra antigos
Instalação de VRPs (Válvulas Reguladoras de Pressão)
Além de minimizar a falta d’água durante manutenções, o sistema permitirá um controle mais preciso do consumo e detecção rápida de anomalias, como vazamentos e perdas.
O investimento total será de R$ 9 milhões.
Início das obras
A prefeitura ainda não divulgou a data de início das obras, mas informou que a ordem de serviço será emitida nos próximos dias.
O contrato, com duração de dois anos, foi assinado nesta segunda-feira pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD) com a empresa GRP Saneamento & Serviços Administrativos LTDA, vencedora da licitação.
Perda de água tratada
Atualmente, Piracicaba apresenta um índice elevado de perda de água tratada, chegando a 54%, segundo dados da administração municipal.
A setorização é apontada como uma das estratégias-chave para reduzir esse percentual e promover mais eficiência na gestão dos recursos hídricos.