Com capacidade para atender 526 alunos, nova escola será referência para futuras construções na cidade
A secretária de Educação, Juliana Vicentin, acompanhada pelo secretário de Obras, Luciano Celêncio, apresentaram juntos o novo projeto da Escola Municipal do Bairro Santana para representantes da comunidade tirolesa essa semana.
O projeto foi readequado e a nova licitação deve ser aberta em até 30 dias.
O prefeito Helinho Zanatta aprovou e pediu que a obra seja executada como prioridade em reunião na segunda-feira, 31/03, com os secretários.
A nova escola será construída na rua São João Batista e terá capacidade para atender até 526 alunos em período parcial, sendo 312 crianças na educação infantil e 214 no ensino fundamental.
A secretária de Educação explicou que a escola servirá de modelo para a construção das próximas unidades e contará com sistema de climatização, cozinha adequada com as especificações técnicas exigidas, quadra coberta, terá tipologias de acabamento e fachada diferenciadas e será entregue com AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
“Estamos muito felizes em apresentar esse novo projeto, que garantirá mais conforto e uma estrutura moderna para nossas crianças. Nosso objetivo é oferecer um ambiente de aprendizado mais acolhedor e eficiente, priorizando a qualidade da educação e o bem-estar dos alunos. Essa escola será uma referência para as futuras construções no município”, destacou a secretária Juliana Vicentin.
De acordo com Celêncio, o valor estimado para a obra, que inicialmente era de R$ 17.699.120,78, passou para R$ 14.246.910,39 após mudanças na concepção do projeto.
“Nós adequamos alguns pontos do projeto, mas a qualidade será a mesma. A escola será entregue com a parte lógica pronta para uso, isso significa que todas as salas estarão prontas para receber projetores, lousa digital, internet de fibra óptica e além disso, a construção seguirá princípios de sustentabilidade”, explicou.
Outro ponto importante destacado pelos secretários para as representantes do bairro Santana/Santa Olímpia foi a interligação da escola com a central de segurança municipal.
A diretora da Escola Municipal do Bairro Santana, Marilu Cristina Romão; a representante dos pais das comunidades de Santana e Santa Olímpia, Ana Graziela Stenico; e a presidente do Conselho da Escola do Bairro Santana, Viviane Stenico Forti, aprovaram o projeto apresentado e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas.
“A construção dessa escola representa uma conquista para nossa comunidade, que há muitos anos aguarda esse momento”, afirmou Viviane.
O projeto da escola conta com quase 3.000 metros de área construída e inclui 10 salas de aula no total, sendo cinco salas para o ensino fundamental e cinco salas para a educação infantil, sala multiuso, de atividades e de leitura, laboratório de informática, solário, salas para a secretaria, diretoria, coordenação e para os professores, playground, quadra poliesportiva coberta, cozinha, cinco banheiros, entre outros.
Toda a estrutura será acessível para pessoas com deficiência (PCDs). A escola também terá um projeto de paisagismo devido ao tipo de terreno onde a unidade será construída.