Desde 2018

⭐ Piracicaba, 8 de outubro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Programa busca proteger e incentivar a conservação das microbacias da região

O webinar busca promover iniciativas de conservação de água no meio rural_Foto_Thais_Passos_Sema

O programa municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), será apresentado em palestra amanhã, quinta-feira (21), a partir das 13h30, no webinar O Produtor Rural como Produtor de Água, promovido por iniciativa da CT-Rural (Câmara Técnica de Uso e Conservação de Água no Meio Rural) dos Comitês PCJ.

De acordo com a organização do evento, representado pelo coordenador do CT-Rural, João Primo Baraldi, o diálogo com o produtor rural sempre foi um dos objetivos da Câmara Técnica para a manutenção e ampliação das fontes de água das Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

  O PSA, que será tema da primeira palestra, tem como principal objetivo proteger e incentivar a conservação das microbacias da região. A abordagem será feita pela engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moncaio Moda, que faz as vistorias das propriedades inscritas no programa desde seu início, em 2018. 

  Neste ano, o PSA está fazendo o reflorestamento de onze propriedades rurais localizadas nas microbacias do Ribeirão dos Marins, de forma inédita, com recursos provenientes de edital da Agência das Bacias PCJ, no qual a Prefeitura foi contemplada, e com o trabalho da empresa Progaia, ganhadora da licitação.

Em seguida, o webinar promove a palestra Adoção de Boas Práticas Agropecuárias e sua Correlação com a Qualidade e Quantidade de Água, com apresentação de Gabriel Camarinha, representante da Coplacana.  

A última palestra será sobre os programas dos Comitês PCJ relacionados ao tema do webinar, oferecida por João José Assumpção de Abreu Demarchi, da IZ/Apta (Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios).

A participação no webinar é gratuita e promoverá discussões e espaço para tirar dúvidas. Os interessados podem acessar o webinar ao vivo pelo link: https://youtu.be/yyoSKDXVXRo