Falsa-seringueira que estava condenada foi suprimida na área deu lugar a mudas de sapucaia, jequitibá-rosa e ipê-tabaco
A Prefeitura, por meio das Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e Obras e Zeladoria (Semozel), plantou ontem, 21/08, mudas de sapucaia, jequitibá-rosa e ipê-tabaco na praça da Boyes, após supressão de uma árvore da espécie falsa-seringueira no local. A escolha pelas espécies foi por serem nativas da região, de grande porte e com ciclo de vida longo.
Ao todo, foram plantadas uma muda de sapucaia, uma de jequitibá-rosa e dois ipês-tabaco. Em breve, a Prefeitura fará o plantio de mais um ipê-tabaco.
As mudas foram produzidas no Viveiro Municipal, sendo o jequitibá-rosa uma espécie ameaçada de extinção, conforme listagem do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
A falsa-seringueira que foi suprimida na praça passou por análise técnica da Simap, do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e do Ministério Público, que constataram que a árvore estava condenada, propensa a quedas de galhos, e precisava ser retirada com urgência.
A supressão foi feita primeiro pela copa das árvores, com retirada dos galhos e depois foi executado o processo de destocamento, ou seja, a retirada total dos tocos, da base das árvores.
A falsa seringueira já estava em processo de senescência, ou seja, no fim de seu ciclo natural, com quedas constantes de galhos secos, cascas soltas e ataques de brocas (insetos que se instalam dentro dos troncos e galhos).