Nesta etapa de entrega dos equipamentos, serão beneficiados 200 pacientes; intenção é zerar fila até o final do ano
A Prefeitura de Piracicaba iniciou a segunda etapa de entrega de aparelhos auditivos aos pacientes da cidade que aguardam a prótese há mais de 5 anos.
Durante esta semana, o departamento de Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde vai entregar 355 aparelhos para 200 pacientes.
Na primeira etapa de entrega, realizada no final de abril, foram entregues 162 aparelhos para 84 pacientes.
A intenção da Prefeitura é atender 527 pacientes com a entrega de mais de 1.000 aparelhos até julho, reduzindo em 50% a fila de espera.
A previsão é de atender outros 50% pacientes até o final do ano e, assim, zerar a fila de espera pela prótese auditiva ainda em 2025 e investir mais de R$ 2 milhões.
Uma das pessoas contempladas e que aguardavam há mais de cinco anos é a senhora Doroti Seravali, 82 anos, que recebeu o aparelho na manhã desta terça-feira, 27/05, ao lado da irmã, Maria Angela.
“Temos que agradecer a Deus que agora a gente tem um prefeito que está pensando em nós. Receber esse aparelho é uma forma de mostrar que ele está pensando na gente. Agora vou poder assistir televisão e aproveitar a vida também fora de casa”, afirmou.
O prefeito Helinho Zanatta, que participou da entrega dos aparelhos, destacou que a ação é uma forma de fazer o que precisa ser feito.
“Primeiro a gente tem que agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui e poder entregar esses aparelhos, uma vez que muitos desistiram disso devido à grande demora. Queremos que vocês nos ajudem a encontrar mais pessoas que precisam destes aparelhos e desistiram no meio do caminho. Vocês divulgando essa conquista, temos certeza que mais pessoas aparecerão. O valor investido aqui não importa quando se investe no bem-estar das pessoas”, afirmou.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, a Prefeitura está cumprindo seu dever.
“Acabamos de colocar o aparelho na dona Doroti e eu ouvi a acompanhante dela falando: olha o presente que você ganhou. Não é presente, é um dever do poder público devolver aquilo que a gente paga de imposto. Estamos aqui para devolver a qualidade de vida, a dignidade, a audição para vocês. Estamos resgatando os pacientes lá de 2019 e 2020 hoje, mas vamos zerar esta espera para não deixar ninguém sem ouvir em Piracicaba”, pontuou.
A secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade, enfatizou a importância da ação.
“Hoje é um dia emocionante, pois ficamos envolvidos nessa conquista. Como pode um paciente esperar cinco anos para ter seu aparelho auditivo? Nós não queremos mais que isso se repita, por isso criamos uma nova dinâmica para até o final do ano conseguir contemplar todo mundo que está aguardando na fila”, completou.
A Secretaria de Saúde reforça que os aparelhos entregues são de amplificação sonora individual nos tipos A e B, compatíveis com perdas auditivas de grau leve a profundo, e o tipo C, compatível com perdas auditivas de grau leve a severo.
ACESSO – Para os usuários do SUS terem acesso aos aparelhos auditivos, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde de referência e passar por consulta com clínico geral para posterior encaminhamento a otorrinolaringologista.
Por meio de exame de audiometria será verificado o grau de surdez. A partir deste resultado, se necessário, é feita uma ficha pré-cadastro que é o protocolo para abrir APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade) exigida pelo Ministério da Saúde.
Cabe lembrar que a prioridade para receber estes aparelhos é crianças de zero a 15 anos, sempre respeitando as normas e critérios estabelecidos pelo Governo Federal.
A cidade mantém convênio com o Ministério da Saúde que disponibiliza – sem custo a municipalidade – aparelhos para atender até 10 usuários do SUS/mês em Piracicaba por meio do programa de Reabilitação Auditiva, com regulação do Governo do Estado de São Paulo.