Desde 2018

⭐ Piracicaba, 6 de outubro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Prefeitura e deputado voltam a discutir com Estado implantação do programa Bom Prato em Piracicaba

Fome Um - Alex de Madureira

Alex de Madureira e secretária de Assistência Social, Euclídia Fioravante, foram a São Paulo tratar de ações de segurança alimentar

A Prefeitura de Piracicaba voltou a discutir a implantação do programa Bom Prato em Piracicaba. Na semana passada, a secretária municipal de Assistência Social, Euclídia Fioravante, e o deputado estadual Alex de Madureira, participaram de uma reunião em São Paulo com a secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Laura Müller Machado.

O programa social Bom Prato é instalado em cidade com mais de 200 mil habitantes. Portanto, temos que continuar lutando para trazer esse benefício para a Piracicaba, principalmente para beneficiar os mais vulneráveis”, afirmou o deputado estadual que vem insistindo há dois anos para que a cidade conquiste esse restaurante tão benéfico que a população de baixa renda.

A secretária Euclídia disse ao Piracicaba Hoje que participou da reunião para conhecer ações de segurança alimentar, entre elas o Bom Prato.

Precisamos fazer um estudo de viabilidade para o programa, quais os locais mais adequados para o programa. Nós não tínhamos esses dados”, disse referindo à parceria não formalizada com o Estado no começo deste ano para o mesmo fim.

Euclídia disse que a Secretaria Estadual de Assistência Social fez um levantamento de pessoas em situação de insegurança alimentar em todas as cidades do Estado de São Paulo.

Vou receber esse estudo sobre Piracicaba”, afirmou.

Fome Um - Alex de Madureira
Reunião para discutir o Bom Prato e outros programas de segurança alimentar ocorreu na terça-feira (14)

O Bom Prato oferece refeições saudáveis, de alta qualidade e a preços acessíveis em uma rede de 59 restaurantes espalhados pelo Estado. O almoço custa R$ 1, já o jantar e o café da manhã custam R$ 0,50, cada.

Em 2021, a equipe técnica da Cosan, que é a área responsável pela implementação do programa, já havia pedido um estudo sobre a viabilidade da implantação do Programa Bom Prato em Piracicaba.

Sabemos que o programa é de fundamental importância para a cidade, tendo em vista o grande número de pessoas que poderão se alimentar com refeições de excelente qualidade e de valor simbólico oferecido pelo programa”, disse Alex de Madureira.

Refeições grátis a moradores em situação de rua

O Bom Prato também vem ofertando refeições gratuitamente a moradores de rua. A medida inclui todas as 63 unidades do programa e mais as 17 unidades do Bom Prato Móvel e vai até 31 dezembro de 2022. Desde o início dessa iniciativa, o Estado já financiou e forneceu mais de 1,8 milhão de refeições gratuitas.

Municípios que possuem o programa solicitam à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado os cartões gratuidade desde que identifiquem e cadastrem a demanda de beneficiários que estejam em situação de vulnerabilidade social.

A partir daí os cartões são emitidos e enviados às prefeituras, que irão distribuí-los aos moradores de rua. Com os cartões em mãos, o portador deve apresentá-lo à unidade e poderá se servir com qualidade e sem custo algum. Até o momento foram disponibilizados 24,8 mil cartões gratuidade aos municípios.

Estender a política da gratuidade aos moradores de rua é um esforço e um dever do governo do estado e tendo o programa Bom Prato na cidade ficará muito mais fácil de atendermos a população mais vulnerável. E, como um agente púbico, no papel de deputado, meu olhar está voltado constantemente para garantir esse direito, que é a refeição de qualidade, gratuita e em um ambiente digno”, completou Alex de Madureira.