Desde 2018

⭐ Piracicaba, 22 de janeiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Prefeito Luciano Almeida entrega a nova sede da Assupira

A comunidade do surdos celebrou a nova sede inaugurada

Executivo cedeu o imóvel à associação por meio de termo de permissão de uso; prédio fica no Parque da Rua do Porto

O prefeito Luciano Almeida participou no último sábado (23), da cerimônia de entrega da nova sede da Assupira (Associação de Surdos – Libras Piracicaba), que passa a funcionar dentro do Parque da Rua do Porto, onde estava anteriormente o Sempem (Serviço Municipal de Perícias Médicas), com entrada pela rua Antônio Corrêa Barbosa, 1.600, nas proximidades do Sesc Piracicaba ou, ainda, pelas entradas do Parque.

A Assupira foi criada em 2021 com o intuito de desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida da comunidade surda no município. O Executivo cedeu o imóvel à associação por meio de termo de permissão de uso.

A cerimônia de entrega contou ainda com a presença de Luis Fernando Cassinelli, secretário de Governo, Carlos Alberto Beltrame, secretário da Ação Cultural, Euclídia Fioravante, secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Paulo Roberto Borges, secretário de Obras e Zeladoria, e Reinaldo Pousa, da secretaria de Transporte Internos. A Assupira estava representada pelo seu presidente, Alexandre Ribeiro, pela secretária da Diretoria Executiva, Bia Turetta, e pela secretária de eventos culturais Gisele Lorena Milhomem.

O prefeito Luciano Almeida destacou o local onde a Assupira agora está situada, dentro do Parque da Rua do Porto. “Estamos muito felizes porque acreditamos que aqui eles vão poder trabalhar de maneira mais organizada para melhorar a qualidade de vida da comunidade surda no município”, destacou.

Segundo Luiz Fernando Cassanelli, a nova sede da associação foi um pequeno passo que vai derrubar uma barreira gigante para inserir os surdos na sociedade. Ele disse que a Prefeitura tem trabalhado para tornar Piracicaba uma cidade inclusiva, capacitando as pessoas em Libras e Língua Portuguesa e investindo em infraestrutura que garanta acesso igualitário a direitos fundamentais, independente de condição física, mobilidade ou mesmo capacidade.

“A inauguração da sede da Assupira foi um momento marcante desta gestão. Hoje temos mais de 10 mil surdos em Piracicaba. Nada mais justo do que eles terem local acolhedor para serem atendidos com dignidade”, frisou Carlos Alberto Beltrame

Gisele Lorena Milhomem lembrou que quem é ouvinte não sabe quais são as lutas diárias que os surdos passam e que o prefeito se sensibilizou com essa causa ao conhecer de perto a realidade destas pessoas. “Desde o surgimento da nossa associação estávamos em busca de um lugar digno para nossas reuniões. Agradecemos ao prefeito Luciano Almeida e a todas as pessoas da sociedade civil que nos ajudaram a conseguir uma nova casa”, frisou.

O LOCAL – O prédio tem cinco cômodos, destinados para recepção, sala para oferecer cursos de Libras, outra sala para uma brinquedoteca, além de um banheiro e uma copa. No lado externo, há espaço para estacionamento. A principal atividade desenvolvida na sede será de cursos de Libras para as pessoas surdas, familiares e interessados, bem como aulas de Língua Portuguesa para que a comunidade surda se torne bilíngue em Libras e Língua Portuguesa.

Também está nos planos da associação estabelecer parcerias para oferecer cursos diversos que atendam outras necessidades da comunidade surda, incluindo atendimento psicológico para as famílias e fomentando a educação e a formação de profissionais da área da surdez.

CAMPANHA – Com o propósito de coletar fundos para mobiliar a sede, a Assupira realiza até dia 30 de setembro a campanha Assupira de Casa Nova. Quem quiser colaborar pode doar qualquer quantia para a conta do Banco Sicred 748 – Agência 0718 e conta 23655-9 ou, ainda, para o pix assupira@gmail.com.