Desde 2018

⭐ Piracicaba, 20 de maio de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Prefeito Helinho Zanatta toma posse como presidente da Junta de Serviço Militar de Piracicaba

O prefeito Hélio Zanatta, assumiu oficialmente a presidência da Junta de Serviço Militar do município

Ato reafirma o compromisso da administração municipal com o civismo e a cidadania

O prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta, assumiu oficialmente, na manhã desta segunda-feira, 19/05, a presidência da Junta de Serviço Militar (JSM) do município.

A cerimônia de posse foi realizada no gabinete do prefeito, no prédio do Centro Cívico, e incluiu o juramento ao compromisso da Prefeitura Municipal na execução do bom funcionamento na JSM, para garantir assim que o jovem possa cumprir com a obrigação do Serviço Militar, e a assinatura do termo de compromisso.

Participaram do ato os secretários municipais João Victor Rossi de Blasco (Administração e Governo) e Wagner Rogério de Almeida Marchi (Executivo de Segurança Pública), além das servidoras Luciana Rovina Castilha, Fernando Moreira e Alessandra Furlan, que atuam na JSM. Também estiveram presentes o 1º Ten Deiveson Aurezio Alves e 1º Ten Robson Luiz de Souza, Delegados do Posto de Recrutamento e Mobilização 02/001 de Sorocaba.

Durante o encontro, o prefeito destacou a importância da Junta de Serviço Militar para a cidade.

“Manter a Junta ativa e bem estruturada é um dever com o futuro da nossa juventude, resgatando o civismo da nossa cidade”, afirmou Helinho.

A JUNTA – A Junta de Serviço Militar é responsável por organizar e executar o alistamento militar obrigatório, atualizações e segunda vias de Documentos Militares, Processo de dispensa dos não aptos para o Serviço do Exército entre outros.

Sua instalação e manutenção são de responsabilidade do município.

Presente em todos os municípios brasileiros, a JSM é vinculada a um Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), que supervisiona tecnicamente os trabalhos.

A atuação da Junta tem como objetivo garantir que os jovens possam cumprir suas obrigações legais e, assim, ter acesso à cidadania plena — o que inclui, por exemplo, a emissão de passaporte e a participação em concursos públicos.

 

 

Publicidade