Pedido se refere ao trecho entre os kms 169 e 171, onde estão sendo construídos dois novos dispositivos
O prefeito Helinho Zanatta se reuniu na manhã de hoje, 04/04, com secretários municipais e representantes da Concessionária Eixo, para discutir sobre as obras da construção de dois dispositivos na SP-304 (rodovia Geraldo de Barros).
O prefeito solicitou à concessionária, que é responsável pelos serviços, que intensifique a sinalização nos dois locais, para melhorar o fluxo do trânsito, evitando congestionamentos prolongados.
As obras contemplam a construção de dois viadutos, um no km 169, no bairro Santa Teresinha (nas proximidades do posto Bigaton), e outro no km 171, na Balbo.
O projeto, que tem investimento de R$ 30.188.543,00, prevê a execução do viaduto do km 169 em nível, ou seja, tendo a rodovia elevada, e o dispositivo do km 171 contemplando a rodovia por passagem inferior, de modo a solucionar os conflitos existentes no trecho.
Estiveram presentes também na reunião o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio; o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo; o superintendente de Mobilidade Urbana, Eliezer de Castro; o deputado estadual Alex Madureira e o vereador Josef Borges.
Da Eixo, participaram o gerente de Obras, Fabiano Frighetto, e o responsável pelas relações institucionais, Marcos Mauricio Goes.
“A construção desses dispositivos é um pedido da cidade de décadas e nós fizemos um trabalho muito forte para conseguir antecipar, o que foi conquistado, já que as obras estavam previstas somente para 2036. Então conseguimos realizar essa melhoria 11 anos antes do esperado. Entretanto, precisamos mitigar o desconforto que as obras causam, de forma que o tráfego não seja prejudicado. Por isso, solicitamos à concessionária que reforce a sinalização nos dois locais, para que o fluxo do trânsito seja favorecido e facilitado na medida do possível”, comentou Helinho Zanatta.
O prefeito ainda acrescentou que a construção dos viadutos é justamente para evitar acidentes de trânsito no local.
“Sabemos que o fluxo nesses dois trechos é alto. E se esses trabalhos não fossem antecipados, provavelmente o tráfego em 2036 estaria muito mais intenso. Portanto, a antecipação das obras é necessária, porque estamos, acima de tudo, prevenindo novos acidentes e salvando vidas”, disse.
Diante da solicitação, a Eixo explicou que vai instalar a sinalização completa até o fim da próxima semana, com placas, barreira de contenção de concreto, iluminação noturna com LED e painéis visuais informativos.
Outra medida de segurança que será adotada é a instalação de tapumes metálicos para evitar que motoristas se distraiam, provocando, assim, acidentes no percurso das obras.
“A implantação dos tapumes já terá início na segunda-feira, 07/04, mas a instalação completa da sinalização será feita até o fim da semana. Vamos reforçar a sinalização, mas também pedimos aos motoristas que respeitem a sinalização, para evitar acidentes. Isso é muito importante”, salientou Fabiano Frighetto.
O gerente de obras da Eixo ainda salientou que a opção por fazer os dois dispositivos simultaneamente se deu após estudo, que avaliou ser a melhor solução técnica de engenharia.
“Calculamos quanto tempo levaria para fazer as duas obras separadas, o que resultou em uma média de 16 meses cada, ou seja, mais de 30 meses para concluir ambos os dispositivos. Isso causaria períodos maiores de interdição do tráfego, o que não era viável”, contou.
“Após a conclusão, esses dispositivos trarão um ganho enorme para a cidade, uma melhoria na mobilidade urbana. Se trata de uma região extensa, com grande número de habitantes e todos serão beneficiados com essas instalações”, completou Alex Madureira.