Desde 2018

⭐ Piracicaba, 9 de outubro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Plenárias do Orçamento Participativo atendem região Leste

Plenária do Orçamento Participativo

Na região Oeste, a primeira a receber os encontros, recapeamento asfáltico está entre as demandas mais citadas

A região Leste receberá as plenárias do Orçamento Participativo nesta segunda (30) e terça-feira (31), respectivamente. A reunião de segunda-feira será realizada no Centro Social Sol Nascente/Alvorada, na rua Embu Guassu, 111, Jardim Alvorada, e na terça-feira, no Centro Comunitário Piracicamirim/Petrópolis, na rua Militão José Rocha, 84, Piracicamirim.

As reuniões, coordenadas pela Secretaria Municipal de Governo, estão abertas à participação da população e acontecem sempre às 19h. O objetivo é manter contato com a comunidade, associações, entidades civis organizadas, no sentido de coletar demandas sobre investimentos, manutenção e serviços públicos.

Caso as demandas apresentadas na plenária tenham algum aditamento ou acréscimo, o participante poderá encaminhar os respectivos acréscimos, até cinco dias úteis após a data de realização da plenária, à Secretaria Municipal de Governo ou à Coordenação Paritária do Conselho Municipal do Orçamento Participativo, por intermédio de ofício/carta ou e-mail comop@piracicaba.sp.gov.br

Na semana passada, a região Oeste recebeu as duas primeiras plenárias do Orçamento Participativo na segunda (23) e terça (24), nos centros sociais dos bairros Tatuapé e Novo Horizonte, respectivamente. A região Oeste abrange cerca de 47 bairros.

Um dos participantes da plenária foi Jorge Ribeiro, 26 anos, líder comunitário e morador do bairro Santa Fé. Ele reconhece a importância do Orçamento Participativo e, para ele, esse é o caminho mais apropriado para que as comunidades possam se manifestar e apresentar as demandas de seus bairros. Durante a reunião ele apresentou a sua demanda, que é a construção de um centro comunitário para atender os moradores do Santa Fé I, II e III.

Fiz questão de exercer minha cidadania em busca de melhoria para a região em que vivo”, observou.

Luana Ires da Silva, 19 anos, da região do Novo Horizonte, participou pela primeira vez de uma plenária do OP.

Vim para a reunião para ouvir e aprender como é o funcionamento de uma plenária. A cultura sempre esteve presente em minha vida e participo intensamente de eventos culturais da cidade. A minha demanda é a ampliação das opções culturais voltadas aos jovens. Minha expectativa é que a Administração municipal possa nos ouvir e atender o nosso pedido”, completou.

Demandas

Entre as demandas apresentadas pelos representantes da região Oeste estão o recapeamento asfáltico no bairro Jardim Planalto e Loteamento Ipanema; construção de duas salas no Espaço do Centro Social do Jardim Planalto; instalação de parque infantil na praça do Jardim Planalto; instalação de câmeras de monitoramento na rua Maria Isabel da Silva Matos, em frente à escola municipal Enedina Lourenço; construção de ponte sobre o ribeirão do Enxofre, ligando a rua Maria Isabel da Silva Matos com a rotatória no final da rua Madre Maria Teodora; construções de campo de futebol no Nazareth II; reforma do centro comunitário do Vila Cristina e um centro cultural no Jaraguá.

A comunidade também solicitou a construção de uma unidade do Programa Saúde da Família do Tatuapé II; conclusão das obras da escola municipal de educação infantil Marcia Regina Giuliani Novello; revitalização e reforma do campo de futebol do Jardim Tókio e regularização fundiária e canalização do esgoto da Comunidade Portelinha.