Cirurgias já agendadas seguem na Unidade de Saúde do Parque Piracicaba
O Pira+Visão Mutirão de Catarata, do programa Zera Fila da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, superou as expectativas.
Criado em 15/04 com a previsão de atender 1.500 pacientes até julho, a ação abrangeu 3.862 piracicabanos e operou 4.230 olhos até o último dia 23/07, ou seja, realizou 157% procedimentos a mais que o esperado, assim, zerando a fila para pacientes que estavam em lista de espera há mais de dois anos ou estavam como prioridade para o procedimento.
A expectativa da ação é superar os 5.000 olhos operados ainda em 2024.
Pedro Vicente Ferreira, de 86 anos, operou os dois olhos e explicou o quanto sua vida melhorou após a realização das cirurgias pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de Piracicaba.
Eu gosto de ler jornal, ver jogos do Corinthians na TV e assistir filmes pelo celular, mas nos últimos anos não estava conseguindo fazer isso, era muito ruim. Agora estou muito feliz, já estou voltando a fazer tudo isso. Uma pena o meu Timão não estar em uma boa fase, mas eu sei que tudo vai melhorar, assim como a minha visão, afirmou o idoso que esteve na Estação da Paulista junto da neta Michelle de Lima.
Em maio, Eliana Matias Franco, de 63 anos, realizou operação da catarata nos dois olhos e na manhã desta terça-feira, 30/07, voltou para consulta pós-operatória com médico especialista do Pira+Visão.
Eu não via muito bem antes, estava até desanimada, pois nem televisão eu conseguia mais assistir. Agora já está bem melhor e a cirurgia foi muito boa. Agora já estou até assistindo meus noticiários na TV, enfatizou.
Já Henrique Adão Vaio, de 73 anos, aprovou o atendimento e a disponibilidade das equipes em atender a população.
Minha esposa e eu estávamos na fila para operar da catarata, porém, somente eu havia sido chamado para o procedimento aqui pelo Pira+Visão. Quando vim, com minha esposa de acompanhante, relatei que ela estava na mesma situação que eu da visão. Eles pediram toda a documentação e encaminhamentos da rede que ela tinha já há mais de anos. O médico reavaliou e colocou ela para operar. Hoje, nós dois estamos enxergando bem novamente após o procedimento e eu ainda vou fazer um óculos novo, para ver ainda mais, completou.
Desde a semana passada, o Pira+Visão encerrou as consultas e agendamentos pré-operatório por demanda espontânea na Estação da Paulista.
A partir de agora, no local, apenas são atendidos os pacientes pós-operatórios (30 dias), com agenda para limpeza de lentes e para prescrição de receita para óculos pós-cirurgia de catarata.
Desta forma, os pacientes que já passaram por consultas e exames pré-operatórios para a cirurgia de catarata na Paulista realizarão o procedimento nos consultórios instalados na Unidade de Saúde do Parque Piracicaba.
A Secretaria de Saúde informa que, ao longo da ação realizada na Estação da Paulista, via demanda espontânea, outras 70 pessoas foram classificadas para realização da cirurgia, no entanto, estas pessoas realizarão o procedimento diretamente com os profissionais da Clínica de Olhos da Prefeitura, local responsável pelo agendamento de consultas, exames, cirurgia de catarata e outros procedimentos oftalmológicos na rede pública de saúde.
ZERA FILA – Lançado em abril deste ano, o projeto consiste na contratação de serviços em diversas especialidades para encerrar com a lista de espera para consultas, exames e demais procedimentos represados durante os últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19.
As primeiras ações do Zera Fila foi a implantação da Telemedicina com previsão inicial de 42 mil consultas virtuais; o Ônibus de Saúde Móvel da Mulher que disponibilizou 2.260 exames de mamografia e ultrassom ao longo de dois meses; o Mutirão de Colonoscopia e Endoscopia começou em junho e está realizando 500 exames por mês, sendo 300 de endoscopia e outros 200 de colonoscopia.
As ações acontecem na Policlínica Dr. Antônio Haddad Dib, em Santa Teresinha (rua Dino Bueno, 565, próximo à UPA Vila Sônia), até setembro/24. Todas as ações acontecem por meio da adesão ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde)