Desde 2018

⭐ Piracicaba, 19 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Cinoterapia: assistidos do Lar Betel recebem visita dos cães do projeto Cãopanheiro

Cinoterapia assistidos do Lar Betel recebem visita dos cães do projeto Cãopanheiro (1)

Terapia assistida por cães proporciona benefícios físicos, emocionais e psicológicos, além de estimular o desenvolvimento cognitivo e social

Pessoas idosas assistidas na Associação de Assistência Social Betel – Lar Betel, que executa o Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas idosas, via Termo de Colaboração com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), receberam na tarde de ontem, dia 17/09, a visita de cães do projeto Cãopanheiro.

A cinoterapia ou terapia assistida por cães, proporciona benefícios físicos, emocionais e psicológicos, além de estimular o desenvolvimento cognitivo e social. A visita contou com a participação de mais de 70 moradores do lar.

Leonildo Moreira de Andrade, de 83 anos, foi um dos participantes. Expressamente alegre, não se conteve ao tocar os cães.

“Minha paixão são os animais. Já tive tantos que perdi a conta, mas a cada vez que me encontro com esses peludinhos, não consigo conter a minha alegria”, contou.

O projeto Cãopanheiro existe há 14 anos em Piracicaba. Para participar, os cães são treinados para as interações com pacientes em hospitais e instituições da cidade.

Nina Guidotti faz parte do projeto e comenta que, a cada visita, quem ganha são os voluntários.

“Essas pessoas acabam nos ensinando muito e eles sempre lembram os nomes de cada cão que conhecem. Hoje, por exemplo, estiveram aqui a Amora, a Kyra, a Jujuba, o Bono, a Sansa e outros”.

Para Alcides Zen, de 81 anos, as visitas promovem grande satisfação.

“Além do contato com os animais, posso conversar com pessoas diferentes e contar histórias. É como terapia pra mim”, disse.

Claudia Costa, agente social do Lar Betel, explicou que um dos objetivos da instituição é promover aos assistidos, momentos de interação com pessoas e atividades diferenciadas.

“Contamos com várias ações que estimulam e incentivam o nosso público a interagir entre eles e com pessoas diferentes. A visita dos cães reduz a ansiedade e incentiva a mobilidade e coordenação motora dos nossos idosos; eles também participam de aulas de artesanato, atividade física e outras realizadas por voluntários que fortalecem a participação e autonomia dos nossos assistidos”, afirmou.

O Lar Betel é uma organização socialque atende pessoas idosas residentes. A finalidade do Lar é atender as pessoas a partir dos 60 anos, garantindo a proteção social em regime integral de atendimento.

Além de alojamento, roupas e alimentação, oferece assistência com lazer, saúde e cultura, visando a melhoria das condições de reintegração social e qualidade de vida da pessoa idosa acolhida.

Publicidade