Foto: Rodrigo Alves
Produção em parceria com Câmara e Prefeitura traz Orquestra Sinfônica de Piracicaba e cantora Aninha Barros
Criado na década de 1930, o “Hino de Piracicaba” ganha uma releitura inédita, sob execução da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), na voz da cantora Aninha Barros e regência do maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular do conjunto musical. A homenagem é da Câmara Municipal de Piracicaba e Prefeitura do Município de Piracicaba pelo aniversário de 254 anos da cidade. O lançamento da versão orquestral ocorreu ontem, à noite.
A produção audiovisual do Departamento de Comunicação Social da Câmara traz 8 instrumentistas da OSP tocando o “Hino de Piracicaba” em cartões-postais piracicabanos, como a Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), o Parque da Rua do Porto, a avenida Cruzeiro do Sul, o Largo dos Pescadores e o Memorial Prudente de Moraes, na Câmara Municipal de Piracicaba. Além disso, foram incluídas imagens intercaladas e em mosaicos dos 53 músicos do conjunto sinfônico, executando a canção de suas casas.
A sugestão para o vídeo veio do presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (Cidadania).
Oficialmente, a Câmara realiza todos os anos uma reunião solene no aniversário de Piracicaba, mas que deixou de acontecer desde o ano passado, por causa da pandemia. Assim, a parceria com a OSP vem para que a data não fique em branco”, diz Gilmar.
O novo vídeo será utilizado pela Câmara no encerramento das reuniões solenes, assim que retomadas. O material respeita as normas de acessibilidade e conta com legendas e intérprete de Libras.
O Hino de Piracicaba já é exibido pela Câmara em seus eventos solenes, mas a última versão foi produzida em 2011”, completa Gilmar Rotta.