Desde 2018

⭐ Piracicaba, 3 de janeiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Piracicaba é destaque em Seminário Brasileiro sobre Vigilância Socioassistencial

Retired woman attending online consultation on videocall with medic, talking about health care. Senior adult using online videoconference with doctor for telemedicine and telehealth.

Evento foi realizado em Curitiba e reuniu profissionais de vários estados

Piracicaba foi destaque entre as apresentações de experiências exitosas, durante o Seminário Brasileiro sobre Vigilância Socioassistencial realizado pelo Instituto Cairo, em Curitiba, nos dias 28, 29 e 30/08. O município apresentou a estruturação formal da Vigilância Socioassistencial, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

A experiência foi apresentada pela assistente social e coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Jamyle Martins de Sousa, o sociólogo integrante da coordenação, Thales Olitta Basso e a secretária da Smads, Euclidia Fioravante. Intitulado Observatório Social de Piracicaba: O uso de tecnologias digitais à luz da gestão socioterritorial, a experiência contou com apresentação da plataforma digital, com informações dos dados, diagnósticos e pesquisas da cidade, originados da Smads e outros órgãos e instituições governamentais e não-governamentais.

“O Observatório segue uma tendência nacional, alinhada com os documentos normativos das políticas públicas, que reconhecem a importância do embasamento em informações sistematizadas. Sua relevância é evidenciada pela abrangência dos dados disponibilizados e pela facilidade de acesso em um único local, com uma linguagem acessível. Isso permite à sociedade realizar uma leitura da realidade do município, promovendo a transparência, o exercício da cidadania e o controle social”, disse Jamyle Sousa.

A sistematização dos dados do Observatório Social consiste em apoiar o planejamento de estratégias voltadas à redução das vulnerabilidades sociais, promovendo integração entre as áreas de assistência social, justiça, trabalho, educação, saúde, direitos humanos, segurança, cultura, esporte, lazer e turismo, com informações disponíveis que podem subsidiar as ações de organizações públicas e privadas, auxiliando na definição estratégica de suas políticas e nos processos de tomada de decisão, planejamento e responsabilidade social. Além disso, a plataforma também serve de apoio para pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e oferece à população um panorama detalhado da realidade socioterritorial do município, permitindo a aplicação de políticas públicas que visem a melhoria da qualidade de vida.

O evento contribuiu para o fortalecimento do SUAS a partir da Vigilância Socioassistencial, compreendendo o papel fundamental dessa função da Política de Assistência Social. Na oportunidade foram realizadas palestras sobre o cenário brasileiro da Vigilância Socioassistencial, exposição de experiências exitosas de várias partes do país e oficinas.