Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Pira Mobilidade: transição gradativa da nova frota do transporte público completa um mês

Transição gradativa dos veículos da Rápido Sumaré completa um mês

Treze linhas de ônibus já estão sendo operadas pela nova empresa; previsão para conclusão é 29/09

A transição gradativa dos veículos da Rápido Sumaré, empresa que assumiu a operação do transporte coletivo em Piracicaba, completou um mês com 13 linhas com novos ônibus no município. O processo de transição começou no dia 07/07 e teve início pela linha 444 – Sônia/TCI, por ser considerada crucial e a que possui maior quantidade de veículos. No dia 11/08, mais duas linhas passam a operar com os novos veículos: linha 210 – Unileste/ TCI e linha 414 – Ipês/ TVS. No dia 12/08 é a vez da transição da linha 1200 – Paulicéia/ Sônia. As mudanças estão previstas para serem finalizadas até dia 29/09.

A Rápido Sumaré já está operando na cidade as linhas: 107 – Cristóvão Colombo (via Centro Cívico), 119 – Godinhos, 203 – Jardim Noiva da Colina/TPI, 212 – Hospital Regional/TCE, 230 – Reserva Taquaral/TCE, 240 – Cecap/TCI via TPI, 301 – Paulicéia/TCI, 317 – Jardim Paraíso/TPA, 325 – Santa Fé, 444 – Sônia/TCI, 505 – Uninorte, 801 – São Jorge/TCI via Praça Takaki, e 802 – São Jorge/TCI via Jd. Planalto.

Até que a Rápido Sumaré assuma integralmente as operações do transporte coletivo e do transporte especial Elevar, o serviço seguirá sendo oferecido também pela TUPi Transportes. Os cartões de transporte atuais dos usuários continuarão válidos e poderão ser utilizados normalmente mesmo após a conclusão da transição. Também não haverá mudança de itinerários e horários.

NOVA FROTA  Os veículos terão monitoramento por câmeras em seu interior e sistema de rastreamento (GPS) e serão monitorados em tempo real pela Central de Controle Operacional (CCO) da Semuttran. Parte dos veículos ainda será equipada com ar-condicionado, sendo aqueles que realizam as linhas troncais (entre terminais): 240-Cecap/TCI, 444-Sônia/TCI, 301-Pauliceia/TCI, 801 e 802 – São Jorge/TCI.

A empresa será responsável, ainda, pela construção da garagem e da manutenção dos terminais. A empresa vai operar tanto as linhas urbanas e rurais quanto o Transporte Especial Elevar, que será ampliado, serviço esse destinado a pessoas que usam cadeira de rodas. Os veículos deverão ter idade média de cinco anos e idade máxima de dez anos. 

O modelo dos veículos segue também as normas de controle de poluição do ar (Proconve P8), que reduzem, em média, 75% as emissões de poluentes atmosféricos. 

Os 206 veículos que integrarão a nova frota em Piracicaba atendem à legislação federal, sendo 100% acessíveis e com plataforma elevatória para pessoas com deficiência (PcD) que utilizam cadeira de rodas, além de dispositivos internos que facilitam a acessibilidade, como assento para pessoas com deficiência visual com cão guia, local reservado com cinto de fixação para cadeira de rodas, botão de acionamento de campainha acessível e piso dos ônibus revestido com material antiderrapante. Os ônibus também serão equipados com wi-fi (internet sem fio) e entradas USB.

Publicidade