Curso gratuito é destinado para formação de desenvolvedores de TI
Denominado “Vem ser Dev” -“Vem ser desenvolvedor”, o projeto social, que busca capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho na carreira de TI – Tecnologia da Informação, foi desenvolvido com o apoio do Pecege em parceria com as Associações Atepi e Devpira.
O projeto faz parte de uma série de programas inclusivos realizados pelo Pecege, como a primeira turma do curso gratuito de programação que formou profissionais para atuarem no mundo inteiro como desenvolvedores na área de Tecnologia da Informação.
O coidealizador do projeto “Vem Ser Dev”, João Batista Alves, explica que “queríamos uma ação em favor dos jovens em vulnerabilidade social. Foi quando, em conversa com o engenheiro de software Rodrigo Bighetti, tivemos a ideia de montar um curso para formar desenvolvedores na área de Tecnologia — uma oportunidade para os jovens carentes e que viesse ao encontro das necessidades do mercado de trabalho nesta área”, diz João Batista.
Segundo o coidealizador do projeto, os alunos interessados precisam ter aptidão para raciocínio lógico e gosto por matemática. Ele ainda afirma que “nunca renunciaremos do objetivo e da missão que é ajudar os jovens pobres, da periferia, fazendo todo tipo de inclusão àqueles que não podem pagar um curso neste nível. Sabemos que é obrigação do Estado dar formação técnica e meios para que eles se desenvolvam, mas o papel da sociedade civil é ser parceira e contribuir em nichos e áreas que por vezes o Estado não atua”, conclui João Batista.
De acordo com o gestor de TI do Pecege, Bruno Kadri, esse tipo de iniciativa é importante para formar jovens, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, que não têm tantas oportunidades. “Esse projeto é necessário porque a tecnologia muda a vida das pessoas. As empresas estão necessitando de especialistas, mas eles não estão sendo formados. Então, esse projeto visa prepará-los para fazer uma faculdade, um curso mais extensivo, dando o ‘pontapé’ inicial para ingressar nesta profissão”, conclui Kadri.
Mais informações sobre o projeto “Vem ser Dev” podem ser obtidas pelo e-mail pecegesocial@pecege.com