Projeto contempla 548 m2 de espaço coberto para os permissionários, com áreas de permanência coberta e parcial com mais de 100 lugares e mais 120 m2 de nova área de vegetação
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura de Piracicaba), idealizou um novo espaço para os agricultores e consumidores dos produtos comercializados no Varejão Angelo Faustino, o Varejão da Paulista.
Em licitação, a nova Praça de Alimentação do Varejão da Paulista tem projeto que contempla 548 m2 de espaço coberto para os permissionários, com áreas de permanência coberta e parcial com pergolado de madeira, com mais de 100 lugares e mais 120 m2 de nova área de vegetação.
O Varejão da Paulista desempenha um papel vital na comunidade local, sendo um ponto de referência para compras de produtos frescos e de qualidade.
Com variedade desde frutas e verduras até itens regionais, o equipamento contribui não só para economia local, mas também promove hábitos saudáveis e sustentáveis.
O novo projeto da Praça de Alimentação, criado pelo Estúdio Somma – Arquitetura e Urbanismo, atende uma demanda antiga do setor do Abastecimento que coordena 25 varejões e 5 feiras-livres, que visam levar alimentos de qualidade e preço acessível a toda população e aproximar o produtor rural do consumidor final, gerando emprego e movimentando a economia da cidade.
A infraestrutura planejada pretende atender com nova área para os permissionários, banheiros, espaços para permanência, circulação e manutenção da área verde
Segundo Eliane Oliveira de Souza, diretora do Departamento de Abastecimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), a área de alimentação atualmente recebe mais de 3.000 pessoas por semana, sem condições ideais e fora do conceito mais abrangente de Praça de Alimentação.
“É um sonho da Sema, uma vez que a praça de alimentação do Varejão da Paulista já virou tradição, atende um público variado, de diversos bairros da cidade, funcionários do comércio central e de outros municípios”, disse.
O espaço deve acolher outros programas da Sema, como da Cozinha Experimental, através de cursos sobre aproveitamento integral dos alimentos e exposição dos manufaturados dos alunos; o SIM (Sistema de Inspeção Municipal), o Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), tanto na divulgação de informações, quanto para promoção dos produtos piracicabanos, explicou a secretária Nancy Thame, da Sema.
“O novo espaço foi idealizado para receber várias ações de programas da Secretaria, favorecendo a interlocução entre eles e com outras instituições”, disse.