Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Nova empresa do transporte coletivo começa a operar no domingo

Prefeito Luciano Almeida realizou viagem inaugural na tarde de hoje, 05-07

Prefeito Luciano Almeida realizou viagem inaugural na tarde de hoje, 05/07, com um dos ônibus que integra frota de 19 veículos da linha

O prefeito Luciano Almeida realizou na tarde de hoje, 05/07, uma viagem inaugural em um dos ônibus que integra a nova frota do transporte coletivo. A Rápido Sumaré, empresa contratada para prestação dos serviços, começa a operar na cidade neste domingo, 07/07, pela linha 444 – Sônia/TC.

É uma grande satisfação poder iniciar essa transição, essa mudança do transporte coletivo, que vai trazer mais conforto, segurança, agilidade e mobilidade para os usuários em Piracicaba. É um avanço para o município. A primeira linha migrada, a linha 444, começa no domingo, mas aos poucos faremos as transições das demais. Tudo minimamente planejado, para oferecer o melhor para a cidade, disse Luciano Almeida.

Todos veículos que integrarão a nova frota de transporte público coletivo – no total serão 206 – em Piracicaba atendem à legislação federal, sendo 100% acessíveis e com plataforma elevatória para pessoas com deficiência (PcD) que utilizam cadeira de rodas, além de dispositivos internos que facilitam a acessibilidade, como assento para pessoas com deficiência visual com cão guia, local reservado com cinto de fixação para cadeira de rodas, botão de acionamento de campainha acessível e piso dos ônibus revestido com material antiderrapante. Os ônibus também serão equipados com wi-fi (internet sem fio) e entradas USB.

Parte dos veículos ainda será equipada com ar-condicionado, sendo aqueles que realizam as linhas troncais (entre terminais): 240-Cecap/TCI, 444-Sônia/TCI, 301-Pauliceia/TCI, 801 e 802 – São Jorge/TCI.

Os veículos deverão ter monitoramento por câmeras em seu interior e sistema de rastreamento (GPS) e serão monitorados em tempo real pela Central de Controle Operacional (CCO) da Semuttran.

A empresa será responsável, ainda, pela construção da garagem e da manutenção dos terminais. A empresa deve operar tanto as linhas urbanas e rurais quanto o Transporte Especial Elevar, que será ampliado, serviço esse destinado a pessoas que usam cadeira de rodas.

Os veículos deverão ter, ainda, idade média de cinco anos e idade máxima de dez anos.

O modelo dos veículos segue também as normas de controle de poluição do ar (Proconve P8), que reduzem, em média, 75% as emissões de poluentes atmosféricos.

Participaram também da viagem inaugural a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Andréa Almeida, demais secretários e vereadores.

TRANSIÇÃO GRADATIVA – A Semuttran salienta que a transição da Rápido Sumaré será realizada de maneira gradual e organizada para todas as linhas, ao longo dos próximos meses. Por isso, até que a nova empresa assuma integralmente as operações do transporte coletivo e do transporte especial Elevar, os serviços seguirão sendo oferecidos também pela TUPi Transportes.

Os cartões de transporte atuais dos usuários continuarão válidos e poderão ser utilizados normalmente mesmo após a conclusão da transição. Também não haverá mudança de itinerários e horários, explicou o diretor do Departamento de Transportes Públicos de Piracicaba, Vanderlei Quartarolo.

Publicidade