A celebração de abertura ocorre nesta sexta-feira (11), às 17h, na capela do mosteiro, e será presidida pelo bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca
As Irmãs Carmelitas Descalças, da Congregação da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, se preparam para celebrar o Jubileu de 75 anos do Carmelo do Imaculado Coração de Maria e São José, em Piracicaba, um marco de fé, oração e profunda devoção para a comunidade católica.
As comemorações serão precedidas por uma série de missas em preparação à data. A celebração de abertura ocorre nesta sexta-feira (11), às 17h, na capela do mosteiro, e será presidida pelo bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca.
O Carmelo, conhecido por sua vida dedicada à oração contemplativa e ao silêncio, seguindo a tradição da Ordem Carmelita, tem desempenhado um papel fundamental na vida espiritual dos piracicabanos ao longo de sete décadas e meia.
As irmãs carmelitas, através de sua clausura e intercessão, oferecem um refúgio espiritual e um centro de oração para aqueles que buscam paz e orientação.
A celebração do Jubileu é uma oportunidade para a comunidade se unir em agradecimento pelas inúmeras graças recebidas ao longo dos anos e pelo constante testemunho de fé e serviço das irmãs carmelitas.
Um dos momentos mais marcantes da trajetória das Irmãs Carmelitas em Piracicaba ocorreu no ano passado, quando as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, uma das santas mais populares do catolicismo, estiveram em peregrinação na Diocese de Piracicaba entre os dias 16 e 19 de agosto.
O relicário com fragmentos de ossos da “santa das rosas” e padroeira das missões, também conhecida como Santa Teresa de Lisieux, pôde ser visto e venerado pelos fiéis durante um cronograma de missas, vigílias e outros momentos de oração no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José, no bairro São Dimas, onde teve início uma programação religiosa com a primeira missa presidida pelo bispo diocesano Dom Devair.
A visita das relíquias em Piracicaba fez parte também das comemorações do Jubileu de Carvalho (80 anos) da Diocese.
Após a celebração eucarística com Dom Devair nesta sexta-feira, a preparação para o Jubileu do Carmelo prevê a realização de uma missa por mês, todo dia 11, até abril de 2026, em ação de graças pela fundação do mosteiro em Piracicaba (confira a programação abaixo).
O Carmelo do Imaculado Coração de Maria e São José convida a todos os fiéis a participarem deste momento especial e a renderem graças a Deus pelos 75 anos de história da comunidade monástica das Irmãs Carmelitas Descalças em Piracicaba.
O Carmelo fica na Rua José Ferraz de Camargo, 72, no bairro São Dimas.
MISSAS EM PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE 75 ANOS DO CARMELO (2025-2026)
2025
11/04 (sexta-feira): MISSA DE ABERTURA DO JUBILEU, 17 horas – Dom Devair
11/05 (domingo): MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS, 8 horas
11/06 (quarta-feira): MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS, 17 horas
11/07 (sexta-feira): MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS, 17 horas
11/08 (segunda-feira): MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS, 17 horas
11/09 (quinta-feira): MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS, 17 horas
11/10 (sábado): MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS, 17 horas
11/11 (terça-feira): MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS, 17 horas
11/12 (quinta-feira): MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS, 17 horas
2026
11/01 (domingo): MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS, 8 horas
11/02 (quarta-feira): MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS, 17 horas
11/03 (quarta-feira): MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS, 17 horas
11/04 (sábado): MISSA SOLENE DO JUBILEU DE 75 DE FUNDAÇÃO DO CARMELO, 17 horas – Dom Devair