Desde 2018

⭐ Piracicaba, 18 de janeiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

IHGP entrega Medalha Prudente de Moraes

0cdb0813-3c6e-410b-8eb3-d5f91f9f3b4d

Na ocasião empossará dois novos membros

 

O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) comemora seus 57 anos de atividades em solenidade a ser realizada na próxima quarta-feira, 14, no Salão Nobre Helly de Campos Melges da Câmara de Vereadores. Na ocasião empossará dois novos membros, sendo os professores Carlos Eduardo de Freitas Vian e Cayo Murillo Casarim Cassiano.

Durante a Sessão Magna anual do IHGP, será realizada palestra pelo professor Paulo Affonso Leme Machado, referência no direito ambiental brasileiro, que discorrerá sobre o tema “A defesa jurídica do rio Piracicaba: informação e participação”, na qual falará sobre a necessidade especial de olhar para um de nossos principais cartões postais.

O jornalista Edson Rontani Júnior, presidente do IHGP, comemora o aniversário da entidade duplamente, pois agora em 2024 será lembrado o cinquentenário da instituição da Medalha Prudente de Moraes, láurea detida pelo Instituto conforme lei 2.122 de 10 de julho de 1974. “A medalha é um reconhecimento a personalidades que contribuíram pela história de Piracicaba, sendo que até agora foram homenageadas 70 pessoas, entre elas Archimedes Dutra, Guilherme Vitti, Delphim Rocha Netto, Nélio Ferraz de Arruda e outros”, diz Rontani.

Assim, o ponto alto da solenidade será a entrega da Medalha Prudente de Moraes para três personalidades que muito contribuíram para a sociedade piracicabana: Antonio Oswaldo Storel (cirurgião-dentista, odontopediatra, secretário municipal, vereador e primeiro presidente da EMDHAP), Ivani Olívia Fava Neves (assistente social, fundadora do Muccap – Mutirão pela Cassa Popular de Piracicaba, que já entregou mais de 500 moradias populares) e Pedro Valentim Marques (economista, um dos mais influentes do mundo, fundador do Pecege).

Histórico – O IHGP foi instalado durante as atividades comemorativas dos 200 anos de Piracicaba em agosto de 1967. É uma entidade particular, sem fins lucrativos e com diretoria voluntária que preserva a história de Piracicaba como jornais, fotografias, livros e outros materiais audiovisuais. Possui em seu acervo jornais locais desde 1883. Tem na presidência o jornalista Edson Rontani Júnior, e na vice-presidência Sylvana Zein, Valdiza Capranico como 1ª secretária, Augusto Assis Neto (2º secretário), Vitor Vencovsky (tesoureiro), Waldemar Romano (tesoureiro) e Noedi Monteiro (acervo)