E.M. Maria Benedicta Pereira Penezzi figura entre as 50 melhores escolas municipais do estado de São Paulo, ocupando o 42º lugar
A Escola Municipal Maria Benedicta Pereira Penezzi alcançou a nota 8,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, destacando-se entre as 50 melhores escolas municipais do estado de São Paulo, ocupando o 42º lugar entre as 7.476 escolas municipais do estado. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 14/08.
Fabiana da Silva Figueiredo de Oliveira, diretora da escola, destacou a participação das famílias e o foco na alfabetização como fatores fundamentais para o bom resultado alcançado. “Nosso trabalho começa já na pré-escola, onde nos empenhamos em garantir que as crianças iniciem seu processo de alfabetização de maneira sólida. A partir daí, seguimos com um esforço contínuo para que esse aprendizado seja consolidado e aprimorado ao longo de toda a jornada escolar, assegurando que cada aluno tenha a base necessária para avançar com confiança.”
O prefeito Luciano Almeida visitou a escola na manhã de hoje, 28/08, acompanhado pelo secretário de Educação, Bruno Roza, e parabenizou a equipe pelo excelente desempenho no Ideb. Na oportunidade, Luciano Almeida reforçou a importância de envolver as famílias com o trabalho das escolas.
Maria Valquíria Salla Schiavolin, professora do 5º ano do Ensino Fundamental, expressou sua alegria e emoção com o reconhecimento, destacando o apoio da comunidade e a colaboração entre a escola e as famílias, que fazem a unidade ser uma referência no bairro.
Marcela da Conceição, atualmente coordenadora da escola e professora no ano anterior, reforçou a importância do trabalho em equipe, “que se reflete diretamente nos bons resultados obtidos”.
Fora a escola já citada, as unidades que alcançaram os maiores índices da rede municipal no Ideb 2023 foram: Manoel Rodrigues Lourenço (7,9); Ilda Jenny Stolf Nogueira (7,9); Alberto Thomazi (7,8) e Joaquim Carlos Alexandrino de Souza (7,8). No total, 27 escolas da rede municipal apresentaram crescimento em comparação com as notas de 2021, que foi de 6,3.
RESULTADOS – A Rede Municipal de Educação de Piracicaba obteve uma nota de 6,4 no Ideb 2023, superior à média nacional das escolas da rede municipal, que foi de 5,8. Piracicaba também se sobressaiu no âmbito estadual, que registrou média foi de 6,2, e 31 das 45 escolas de Ensino Fundamental (Anos Iniciais – do 1º ao 5º ano) da Rede Municipal que participaram da avaliação em 2023 superaram ou igualaram essa média.
O Ideb, considerado o principal indicador de educação do Brasil, é calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), variando de 0 a 10. Quanto melhor o desempenho dos alunos e maior o número de aprovados, maior é o Ideb.