Foto: Filipe Paes/Studio 47
Por conta do crescimento no número de casos suspeitos e confirmados de Coronavírus (Covid-19), o Hospital Unimed Piracicaba implantou um pronto-atendimento para sintomas de gripe, exclusivo para adultos. O espaço, montado em área externa no estacionamento do complexo hospitalar, atenderá beneficiários da cidade e região durante 24 horas. A mudança do fluxo no atendimento considera o alto risco de contágio do novo vírus, evitando a propagação.
“Esta é mais uma medida de precaução para evitar que o vírus se prolifere. A pandemia do Covid-19 é grave e precisamos adotar condutas seguras para atendermos todos aqueles que precisam de nosso suporte clínico”, disse Carlos Joussef, presidente da Cooperativa.
Aberto hoje por diretores e lideranças da instituição, o novo local conta com espaços para triagem e classificação de risco com equipes de enfermagem, consulta com médicos plantonistas, além de salas de observação e medicação. Toda a operação segue protocolos e sistemas informatizados.
O dirigente reforça, ainda, que beneficiários devem procurar pelo serviço somente em casos necessários e com apenas um acompanhante para evitar aglomeração e circulação de pessoas em ambiente hospitalar. Ele ressalta a importância de uma visão macro sobre o assunto e a atenção para todos os públicos. “Ficar em casa ainda é a melhor prevenção”, disse.
“Ao mesmo tempo em que precisamos garantir a segurança de pacientes, familiares e acompanhantes, também devemos resguardar a saúde de nossas equipes, que precisam estar preparadas para atender as diferentes situações. Eles, mais do que ninguém, precisam estar protegidos e fortalecidos para cuidar de todos que acessam o pronto-atendimento”, finalizou Joussef.
OUTRAS MEDIDAS
Pronto-Atendimento da Criança (PAC) – atendimento infantil permanece normal no Hospital Unimed. Implantação de nova observação por conta do Covid-19.
Cirurgias eletivas – suspensas por tempo indeterminado. Procedimentos de urgência e emergência acontecem normalmente.
Visitas a pacientes – alteração no fluxo de acesso (consultar novas regras na Hospitalidade pelo telefone 3124-3408). Também foi necessário suspender visitas religiosas e projetos de humanização nas áreas do hospital.