O monumento em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil será inaugurado no dia 3 de outubro. O ato contará com a presença do cônsul italiano em São Paulo, Domenico Fornara, que virá a Piracicaba exclusivamente para esta missão. A obra, produzida pelo artista plástico Palmiro Romani, vai ser instalada em território da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), no Parque da Rua do Porto, ao lado do Sino da Paz. “Este é um local representativo, com dimensão histórica e que demonstra a importância dada ao monumento”, afirma o presidente da Società di Mutuo Soccorso di Piracicaba, Juliano Meneghel Dorizotto.
Pelo fato de a iniciativa ser uma homenagem aos italianos que atravessaram o Atlântico e chegaram em Piracicaba para construir uma nova fase de suas vidas, Dorizotto entende que seria uma demonstração de respeito e afeto a adesão de ítalo-descendentes ao projeto, que contará com uma placa comemorativa a ser assinada por familiares honrados por esta bela história de desafios e superação dos seus antepassados. “Esta é uma oportunidade de demonstrar a gratidão a todos aqueles que lutaram bravamente para deixar uma marca na memória dos seus familiares e contribuíram, assim, para o desenvolvimento de Piracicaba. Por isso conclamamos todos os ítalo-descendentes da cidade para esta grande homenagem e eternizar este momento”, enfatizou.
Segundo Dorizotto, mais de 50 descendentes de italianos já confirmaram participar do rito da assinatura da placa. “No entanto, é um desejo nosso que outras famílias também deixem seus nomes ao lado do monumento e se envolvam nessa iniciativa, para que possamos mostrar a força da italianidade local. Afinal, 50% da população Piracicabana é formada por ítalo-descendentes, sendo mais de 4 mil com passaportes italiano. Evidenciaremos, assim, o carinho e o respeito com que todos tratam essa grande história, composta por uma miríade de histórias particulares.”
Visita ao Consul
O presidente da Società Italiana di Mutuo Soccorso conta que ele esteve em São Paulo no início de julho, quando foi recebido no consulado italiano por Domenico Fornara. “Na oportunidade, o presenteamos com o livro Piracicaba, a Florença Brasileira, do escritor piracicabano Cecílio Elias Netto e o convidamos para a inauguração do monumento. Ele gostou do gesto e do livro, que considerou uma surpresa muito agradável.” A vinda do cônsul a Piracicaba, para Dorizotto, é uma demonstração do valor histórico da iniciativa planejada para o dia 3 de outubro. “Queremos que a inauguração seja uma grande festa de confraternização entre o Brasil e a Itália, uma aliança que deve perdurar no tempo, com o apoio das famílias de ítalo-descentes que vivem em Piracicaba e são frutos de tudo aquilo que sonharam seus antepassados, motivos da nossa homenagem.”