A partir de amanhã (01/11), os componentes da Guarda Civil Municipal que trabalham nas viaturas das Inspetorias de Bairros, Pelotão Escolar e Pelotão Ambiental, Canil e Patrulha Maria da Penha, atuarão com novo uniforme, ou seja, uma camiseta azul marinho com o brasão da Guarda Civil e a bandeira do município. O uso do colete balístico continua sendo obrigatório.
Trata-se de um projeto piloto, que se estenderá até o dia 31 de março de 2020, cujo objetivo é garantir maior conforto aos guardas nos períodos de altas temperaturas. “Buscamos também manter o padrão do uniforme da Guarda Civil, alterando apenas a camiseta. Após estudos, optamos pelo tecido Dry Fit – que é mais leve e permeável, o que facilita a transpiração, regulando a temperatura do corpo, além de absorver a umidade provocada pelo suor, evitando o desconforto. É uma malha com bastante durabilidade, conforto e bom caimento, além de secar rápido e não amarrotar”, explicou a comandante da corporação, Lucineide Aparecida Maciel.
O novo uniforme alia conforto e praticidade, mantendo o padrão de vestimenta do guarda civil. “Analisamos com muita cautela e resolvemos optar pela mudança, porque as elevadas temperaturas no período de verão podem causar desconforto térmico, desidratação, exaustão e estresse térmico. Esperamos com isso, amenizar os impactos das altas temperaturas no desenvolvimento dos trabalhos realizados pela GCM, zelando sempre pela eficiência e pronto atendimento à população”, destacou Lucineide.
A comandante ressaltou ainda que o uniforme da GCM é peça fundamental para a identificação do profissional quando no desenvolvimento do seu trabalho preventivo e ostensivo, sendo identificado de imediato pelo público.