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⭐ Piracicaba, 8 de outubro de 2024 ⭐

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Falta de atualização cadastral na Atenção Básica impossibilita encontrar pacientes para exames e cirurgias

Atualização Cadastral na Atenção Básica

A falta de atualização cadastral dos usuários da Atenção Básica tem impossibilitado as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de contatar pacientes para marcar consultas, exames e cirurgias. De acordo com o SAC (Serviço de Avaliação e Controle) da Pasta, de 100 ligações efetuados, em média 55 delas não têm sucesso para agendar o procedimento, ou seja, 55%.

O SAC e o Centrus (Central de Relacionamento com Usuários do SUS) realizam, em média, 5.300 ligações por mês.

nfelizmente uma ação simples de ir até a unidade de saúde para informar que o telefone ou o endereço mudou acaba causando ainda mais problemas para quem está na fila de espera aguardando para realizar um procedimento”, comenta o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

De acordo com balanço da Pasta, neste ano o SAC e o Centrus já ligaram para 3.000 pessoas que não foram encontradas para agendar o procedimento, sendo 1.000 cirurgias e 2.000 exames.

Quando as equipes do SAC ou do Centrus não encontram o paciente, agentes comunitários de saúde das Unidades de Saúde da Família (USF) vão até o endereço informado no cadastro do usuário para tentar fazer o agendamento da consulta, do exame ou da cirurgia. O SAC realiza agendamento de cirurgias e exames de alta complexidade. O Centrus, consultas, exames de baixa ou média complexidade.

Atualização cadastral

Para realizar a atualização cadastrar na Atenção Básica, o usuário deve ir até a unidade de saúde do bairro que está residindo e informar a mudança do telefone ou endereço. Quando ocorre mudança de endereço, a pessoa deve apresentar um comprovante de endereço atualizado.

A atualização é necessária, pois o SAC e o Centrus realizam agendamento de procedimento junto ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades), hospitais e prestadores conveniados no sistema estadual de saúde e alguns desses prestadores entram em contato com o usuário para a confirmação da presença de sete a três dias antes da data do procedimento.