Desde 2018

⭐ Piracicaba, 4 de outubro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Estação da Paulista completa 100 anos com programação cultural especial para o público

pista estacao da paulista

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), preparou programação especial para comemorar os 100 anos da Estação da Paulista. A Estação da Paulista é um dos principais símbolos históricos do município e um dos mais importantes cartões-postais. A programação, que dura todo o mês de julho, inclui lançamento de livros, exposições e shows, entre outras atrações, e começa hoje, sexta-feira.

A Estação da Paulista, hoje um equipamento cultural mantido pela Prefeitura, teve papel fundamental no desenvolvimento de Piracicaba, tanto para o transporte de passageiros quanto para a economia, já que era um dos principais canais de escoamento do açúcar produzido no Engenho Central para a capital e exterior. Era da Estação da Paulista, também, que partiam os combatentes para o front da Revolução Constitucionalista de 1932.

Hoje, a estrutura, que é tombada como patrimônio, abriga vários cursos de arte, bem como espaços destinados a manifestações culturais de vários segmentos, com função didática, cultural e histórica. O local também abriga o polo do Projeto Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e a Estação Idoso.

De acordo com diretor da Estação da Paulista, José Antonio Pereira Franco, a programação especial vem sendo pensada desde janeiro deste ano e é uma forma de destacar a importância do espaço na história do município. “A Semac fez uma programação cultural para que essa comemoração seja feita com muita honra e orgulho”, ressalta Franco.

Acompanhe deste final de semana:

De 01 a 31 – das 6h00 às 19h30 – Mostra Centenário da Estação da Paulista – Entre os trilhos da história

Dia 02, sábado – 15h00 – Apresentação da Banda da Guarda Civil e 16h00 – Lançamento do Livro Ferrovias do Agronegócio – Avaliação das Políticas Públicas e Privadas do Sistema Ferroviário Brasileiro, de Victor Vincovsky

Dia 03, domingo, das 11h às 18h00 – Apresentação de dança com Studio 415.