Hoje, quarta-feira (24), às 13h30, o Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, sedia o Encontro Regional Pessoas em Situação de Rua, Fluxos Migratórios e o Papel das Políticas Públicas. O evento que integra a programação do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é direcionado aos profissionais da rede socioassistencial do município e região e população em geral.
O objetivo do encontro é promover um debate intermunicipal sobre a questão migratória e população em situação de rua na atualidade, bem como o papel das políticas públicas, especialmente da Assistência Social, para a garantia dos direitos sociais e humanos.
A temática será abordada pelo diretor do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Thiago Luiz Bezerra dos Santos. Logo após a palestra, será aberto o debate.
Para a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante, muitas são as causas que levam as pessoas a viverem em situação de rua, por isso se faz necessário o debate de ideias que assegurem a essa população, o acesso aos serviços assistenciais e de saúde para que vivam em condições mínimas de dignidade. “Acredito no trabalho em conjunto, construído nos debates. Ele é capaz de trazer perspectivas para a criação de novas políticas públicas, que atendam as demandas dessa população, considerada como um dos reflexos de exclusão social em todo o país”, disse.
A realização do evento é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com a Diretoria Regional de Assistência Social (Drads) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS).
INTEGRAÇÃO – Para lembrar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua reuniu, na última sexta-feira, dia 19/08, no Teatro São José, foi realizada atividade com pessoas em situação de rua, intitulada Café Cultural, com ações que incluíram música, com a participação do cantor Maurício Gomes, café da manhã e atividades que resultaram em um mural com frases de incentivo, escritas pelos participantes.
A ação contou com o apoio do Comitê Pop Rua e serviços da Assistência Social como Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e Núcleo de Acolhimento Califórnia, casa de passagem para pessoas em situação de rua, além do Consultório na Rua e Prevenção na Quebrada, do Centro de Apoio HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv).
As atividades programadas para a data seguem no dia 02 de setembro, a partir das 8h30, no Sesc Piracicaba, com a palestra Vulnerabilidades Urgentes: Políticas Públicas para a População em Situação de Rua, realizada pelo membro da Coordenação Nacional da População de Rua, Leonildo J. M. Filho, e às 13h, com o Cine Debate.