Prefeitura quer ouvir a sociedade civil em relação ao planejamento do edital de 2023
Para aprimorar a implementação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) em Piracicaba, a Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com o Comcult (Conselho Municipal de Política Cultural), lançou consulta pública online, em formato Google Forms, para ouvir a sociedade civil em relação ao planejamento do edital de 2023. As sugestões poderão ser enviadas até nesta sexta-feira (19), no link https://bit.ly/3BBvO6r.
O FAC vai contemplar em 2023, por meio das diretrizes traçadas com dados desta consulta pública, projetos culturais nas áreas de música, artes cênicas, audiovisuais, artes visuais, literatura, cultura popular e memória cultural, proteção e promoção das culturas negras, promoção das manifestações culturais com temática LGBTQIA+.
Para Carlos Beltrame, secretário de Governo e da Semac, o FAC é um importante fomento à cultura. “É uma maneira de apoiar produções culturais de qualidade produzidas na cidade”.
Como destaca o edital, o objetivo é dar apoio cultural, com recursos do FAC, a projetos que promovam bens, produtos e serviços culturais tendo como proponentes pessoas físicas e jurídicas, inclusive MEI (Microempreendedor Individual).
As condições de participação, assim como valores, prazos para envio de propostas e contrapartidas serão anunciados em breve.
Sobre a consulta pública online, o conselho do Comcult, coordenado por Camila Lara, ressalta que a resposta ao questionário não implica em cadastro definitivo de projeto, uma vez que será necessária a regulamentação, elaboração de editais e, posteriormente, a apresentação de projeto nos termos do edital, repasse e prestação de contas.
Camila comenta sobre a retomada do FAC após três anos – o último edital foi oferecido em 2020. “Devido ao período de pandemia, só tivemos editais emergenciais que visavam mais a ajuda aos artistas nesse período tão complicado. Esse ano a ideia foi soltar um edital mais ‘robusto’, visando poder abranger todas as áreas e, assim, ajudar os artistas com uma quantia melhor e assim garantir uma qualidade de projetos”.
Se houver dúvidas sobre o preenchimento ou sobre o conteúdo do formulário, é só entrar em contato com a Semac pelos e-mails semac@piracicaba.sp.gov.br e comcult@piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3421-2289.
—