Desde 2018

⭐ Piracicaba, 20 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Dep. Marina Helou cobra CETESB sobre mortandade de peixes no Rio Piracicaba

A limpeza aconteceu hoje, 11-07, e foi necessária após mortandade em decorrência do descarte irregular de resíduos industriais

A Deputada Marina Helou, da Rede Sustentabilidade, solicitou esclarecimentos à presidência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) a respeito da mortandade de peixes na região de Piracicaba.

A partir de ofício enviado nesta quinta-feira (18), a agência responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição no estado deverá informar sobre as ações e penalidades que serão aplicadas ao responsável pelo crime ambiental. O gabinete da deputada também questiona sobre as medidas previstas para a recuperação plena do ambiente afetado e as ações remuneratórias às populações impactadas.

Na última semana, a prefeitura da cidade retirou cerca de três toneladas de peixes mortos de afluentes do Rio Piracicaba, e investigações deverão apontar se a responsabilidade é da Usina São José, instalada no município vizinho de Rio das Pedras (SP). O odor alterado do rio começou a ser notado no dia 7 de julho, quando a Cetesb identificou a fonte poluidora como sendo a usina.

Notícias veiculadas pela imprensa apontam que a poluição do afluente teria decorrido do despejo irregular de resíduos agroindustriais no curso d’água.

Publicidade