Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Criação de centro de eventos e revitalização do comércio são temas na Câmara

150871

Os debates entre os vereadores, durante a 39ª reunião ordinária, na segunda-feira (5), ficaram concentrados em proposituras que tratam da necessidade de criação de um centro de eventos para a cidade e também de pedidos de revitalização de vias importantes para o comércio e para o turismo de Piracicaba. Dois requerimentos aprovados em regime de urgência pelo plenário, ambos de autoria do vereador Reinaldo Pousa, sugerem a realizações de reuniões públicas para a discussão dos temas.

O documento 643/2022 convida o secretário de Esportes e da Ação Cultural, Hermes Ferreira Balbino, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Luis Guidotti Junior, representante da Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos) e demais interessados para reunião pública no dia 28 de setembro, às 19h30, no Plenário da Câmara. O autor da proposta defendeu que a cidade carece de um espaço para a realização de eventos na cidade e salientou as dificuldades enfrentadas atualmente pelos promotores de eventos para que as atividades respeitem a Lei do Silêncio.

Outra reunião pública, proposta através do requerimento 646/2022, também de autoria de Pousa, vai abordar a necessidade de revitalização da rua Governador Pedro de Toledo, na região central. Para o debate, serão convidados o secretário de Governo, Carlos Alberto Lordello Beltrame, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Luis Guidotti Junior, o presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Marcelo Cançado, o vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Antonio Pedro Carvalho, o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba), Itacir Nozella e demais interessados. A atividade será realizada no dia 27 de setembro, às 14 horas, no Plenário da Câmara. O vereador Pousa destacou a necessidade da criação de um projeto que evite que a localidade se transforme em um “centro velho”.

Rua do Porto – Também foram aprovados pelos vereadores dois requerimentos em regime de urgência, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa, o “FalaPira”, que solicitam informações do Poder Executivo sobre projetos de revitalização para a Rua do Porto. O documento 649/2022 questiona a possibilidade de conversão da direção do trânsito da via para mão dupla. Já o requerimento 650/2022 solicita informações sobre projeto para a implantação de estacionamento de 45 graus em um dos bolsões da via. O objetivo, segundo o autor das proposituras, é coletar informações para a elaboração de um programa de revitalização da via para a atração de mais turistas e desenvolvimento econômico do local.

Também foi aprovado por unanimidade o projeto de lei 160/2022, de autoria do Poder Executivo, que trata do remanejamento da renúncia de receita prevista na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2022.

Outras proposituras – Ao todo, os vereadores aprovaram 24 proposituras, nesta 39ª reunião ordinária, dentre elas mais três requerimentos que versam sobre a realização de solenidade, congratulações e outro que solicita informações do Poder Executivo sobre a questão judicial que envolve as atribuições da Guarda Civil Municipal. Também foram aprovados pelo plenário três projetos de lei em segunda discussão e outros 11 em primeira discussão, todos tratando de denominações de espaços públicos, além de outros dois projetos de lei que instituem datas no calendário municipal de eventos.

Confira, nesta página, o vídeo na íntegra sobre os trabalhos desta 39ª reunião ordinária.

Publicidade