Desde 2018

⭐ Piracicaba, 18 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Conselho do Conepir toma posse para o biênio 2022-2024

O novo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Conepir) tomou posse quarta-feira (10), em cerimônia que reuniu 60 pessoas no anfiteatro do Centro Cívico. Além do prefeito Luciano Almeida, participaram da cerimônia o secretário de Governo, Carlos Alberto Lordello Beltrame, os vereadores Gilmar Rotta e Acácio Godoy, além de conselheiros da gestão anterior.

O Conepir ficou dois anos inativo, devido à pandemia do coronavírus, sendo que o conselho recém-empossado será válido pelo biênio 2022-2024. Na oportunidade foram eleitos como presidente Luciano Alves de Lima; vice-presidente, Marcus Vinicius Mendes da Silveira; 1ª secretária, Rossana Aparecida Cyriaco Barbosa; 2ª secretária, Lucia Helena Silveira; 3ª secretária, Vanessa Karine Pereira Serrão, e como diretor da comissão de ética, Adilson do Nascimento.

Entre as principais atribuições do Conepir está formular diretrizes e promover atividades que visem à defesa dos direitos da comunidade negra, a eliminação de discriminações que a atingem, bem como a sua plena inserção na vida socioeconômica e político-cultural. 

O prefeito Luciano Almeida saudou a todos os integrantes do novo conselho, destacando uma longa lista de bons serviços prestados pelo Conepir, desde a sua criação no ano de 2012. Ele disse ainda que todos devem pautar a sua luta por uma sociedade mais justa, não por ideologia ou bandeiras partidárias e, sim, por uma questão de princípios.

O presidente do Conepir, o advogado Luciano Alves de Lima, pregou a união entre todos os conselheiros, lembrando que ninguém faz nada sozinho. Ele ainda ressaltou o papel exercido pelo Conepir, que entre as suas atribuições tem a capacidade técnica de dialogar com todos os atores sociais em busca de políticas públicas que defendam os direitos e interesses da comunidade negra. 

CRIAÇÃO – o Conepir foi criado pela Lei Municipal 7.444, de 08 de outubro de 2012. Formado por representantes do poder público, indicados pelo Executivo, além de representantes da sociedade civil e entidades de classe, que são eleitos, o conselho tem 21 membros titulares, sendo sete de cada segmento e seus respectivos suplentes.