Assuntos nortearam entrevista com o superintendente do HRP, Vitor Marim, na manhã de hoje, 26/12
O Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) foi assunto na programação de notícias da rádio Educativa FM, na manhã de hoje, 26/12.
A entrevista do superintendente, o médico infectologista, Vitor Marim, ancorada pelos apresentadores Antonio Carlos Bonassi e Luciano Júnior contou com temas sobre as conquistas da instituição em 2024, metas para 2025 e o atendimento do hospital a 26 municípios da macrorregião de Piracicaba.
Marim iniciou a fala ressaltando o corpo clínico especializado, o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a parceria com a Unicamp e a visão de garantia de qualidade, segurança e sustentabilidade da instituição.
“Neste ano tivemos muitas conquistas e avanços.
Entre elas, a certificação internacional QMentum, que na verdade é um caminho que escolhemos para alcançar grandes resultados; 2024 também foi um ano de consolidação onde expandimos em mais de 25% a nossa produção e agora, olhando para as expectativas e necessidades da região, entendemos que precisamos priorizar algumas áreas como ortopedia, urologia e oftalmologia.
O HRP está entre os cinco hospitais que mais realizam cirurgias ortopédicas”, disse.
Sobre humanização e segurança, Marim explicou que é preciso entender a necessidade do paciente para proporcionar a assistência.
“Nosso foco sempre foi ouvir o paciente, acolher e cuidar. Neste sentido temos obtido bastante êxito, com um índice de 95% de satisfação.
As pessoas querem ser ouvidas, querem ter informação clara e solução para o seu problema, por isso o monitoramento é essencial”.
Entre os assuntos, os locutores fizeram um paralelo a respeito do atendimento no SUS e nos hospitais particulares.
“O HRP, com atendimento SUS nada deixa a desejar em relação a vários aspectos dos hospitais particulares. Nós podemos ter o melhor da saúde suplementar dentro da saúde pública e o contrário também é verdadeiro. Na instituição, conseguimos direcionar e aculturar a nossa gestão organizacional, estabelecendo a tecnologia dentro do cuidado com o paciente, acompanhamento de toda a sua jornada e experiencia”, enfatizou.
Para 2025, o superintendente do HRP-Unicamp destacou como um dos principais focos, o cuidado centrado no paciente, além da realização de um programa de capacitação da média liderança, consolidação da qualidade assistencial reconhecida internacionalmente, entre outras metas.
O HRP-UNICAMP – O hospital é gerido pela Unicamp, via Fascamp (Fundação da Área da Saúde de Campinas), com recursos da Secretaria de Estado da Saúde. Atende pacientes de média e alta complexidade, encaminhados pelo Sistema Informatizado de Regulação para cirurgias eletivas nas áreas de oftalmologia, urologia, ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia e cirurgias ambulatoriais, além de consultas médicas e exames internos e externos.