A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governo, realiza no sábado, 17/07, das 8h30 às 12h30, o Congresso Municipal do Orçamento Participativo (OP). O evento acontecerá no Teatro Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho, no Parque do Engenho Central.
O Congresso vai reunir os delegados que participaram das plenárias do Orçamento participativo, realizadas durante os meses de maio e junho de 2021. Eles vão representar os moradores de todas as regiões de Piracicaba (Centro, Leste, Norte, Oeste, Rural e Sul) e apreciar as demandas apresentadas nas plenárias.
No total, foram apresentadas 449 demandas, sendo 38 na região Rural; 30 na região Centro; 114 na região Sul, 108 na região Norte; 99 na região Leste e 60 na região Oeste.
Além da apreciação das demandas, serão eleitos no congresso os novos membros para compor o Conselho do Orçamento Participativo. Cada região terá um conselheiro titular e um suplente, com exceção da região Rural, que terá dois conselheiros titulares e dois suplentes.
Terá direito à voz e voto no congresso apenas os delegados que assinaram a lista de presença nas plenárias. Serão eleitas dez demandas por região, de acordo com as suas prioridades. Elas serão encaminhadas às secretarias responsáveis, que estudarão a viabilidade orçamentária para serem executadas. As demandas não atendidas continuam planificadas para execução posterior.
O secretário de Governo, Carlos Beltrame, diz que o congresso será um momento importante e a retomada das reuniões do OP vem ao encontro de um dos objetivos da atual gestão, que é dar voz à população.