Desde 2018

⭐ Piracicaba, 15 de janeiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Comércio de Piracicaba abre no feriado de 12 de outubro

Comercio capa

O comércio de rua e corredores comerciais funciona no feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, comemorado em 12 de outubro (quinta-feira), das 9h às 16h. Na véspera, dia 11, as lojas abrem até às 22 horas, para facilitar as compras do Dia das Crianças. Os estabelecimentos do Shopping Piracicaba funcionam, no feriado, das 12h às 20h, e os supermercados cumprem escala própria.

A abertura do comércio e os benefícios concedidos aos comerciários constam no aditamento da Convenção Coletiva do Trabalho 2022/23 que está disponível para consulta no site do Sincomércio Piracicaba – www.sincomerciopiracicaba.com.br

Vendas

Os presentes geralmente mais procurados durante o Dia das Crianças devem ficar mais acessíveis em 2023. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), os produtos buscados para a data subiram apenas, em geral, 0,91% em um intervalo de um ano, o que indica estabilidade. Para se ter uma ideia, essa taxa cresceu 7,84% no mesmo período do ano passado, entre 2021 e 2022.

O resultado disso é que o Sincomércio Piracicaba estima um crescimento de 17% de vendas nas lojas de vestuário, tecidos e calçados no mês, quando comparado a outubro do ano passado.

Por causa da valorização do real e das dinâmicas produtivas, alguns dos itens que registraram quedas mais significativas neste ano são os computadores (11,7%) e os videogames (10,7%), dois dos produtos mais adquiridos para presentear filhos, sobrinhos, netos e demais crianças das famílias. Além desses eletrônicos, a pesquisa da Federação ainda mostra uma retração de 4,3% no preço dos aparelhos celulares.

Mesmo os brinquedos — que tendem a ser os mais procurados a partir do início de outubro — caíram 4,3% em um ano. Entre 2021 e 2022, o preço desses itens havia subido 20,3%, tornando a data passada uma dos mais inflacionadas dos tempos recentes.

Por outro lado, o livro não didático teve um aumento real de 13% no acumulado de um ano, representando o principal avanço registrado no estudo [tabela].