Desde 2018

⭐ Piracicaba, 5 de outubro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Capacitação permitirá que toda corporação da Guarda Civil atue na fiscalização do trânsito

Câmeras de Videomonitoramento Semutran

O prefeito Luciano Almeida assinou,  terça-feira, dia 05, autorização para contratar instituição que será responsável por capacitar 274 guardas-civis como agentes de trânsito. Com o curso, toda a corporação da Guarda Civil Municipal poderá atuar na fiscalização do trânsito de Piracicaba.

“Hoje 120 guardas-civis já são agentes de trânsito, mas a corporação conta com quase 400 guardas. Então parte pode fiscalizar o trânsito e outra parte, com a mesma farda, não. Quase toda a corporação vai nos ajudar na fiscalização do nosso trânsito, com objetivo de tornar nossas vias mais seguras, evitando acidentes e outros riscos”, afirma o prefeito Luciano Almeida.

O investimento será de R$ 269,890,00 e a capacitação será oferecida pelo Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT).

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco de Oliveira, o curso para capacitar os guardas-civis como agentes de trânsito terá duração de cinco meses. “Acredito que dentro de 15 dias poderemos iniciar essa capacitação. Vamos manter, ainda, a atualização a cada três anos, conforme determina o Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”, explica Jane. “Esse reforço é muito bem-vindo”, enfatiza a secretária.

O comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, lembra que a capacitação de todos os guardas-civis como agentes de trânsito era um anseio da corporação. “Com essa iniciativa do prefeito e a receptividade da Semuttran, vamos tornar 100% da nossa corporação capacitada para fiscalizar o trânsito da nossa cidade”, comenta Nunes. “Nosso objetivo é colaborar na redução de acidentes, na educação no trânsito e no reforço da segurança viária”, complementa o comandante.