Encontros até dezembro buscam aprimorar atendimento e articulação no enfrentamento de situações de risco e violações de direitos
Com o objetivo de agregar conhecimento com ênfase no atendimento e acompanhamento de situações de risco e violações de direitos, territorialização das demandas e articulação intersetorial e socioassistencial, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) promove encontros de capacitação para profissionais do SUAS, que atuam nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e em Equipes de Proteção Social Especial de Média Complexidade (Epsemcs).
O primeiro encontro foi realizado ontem, 16/10. Os próximos acontecem nos dias 30/10, 06 e 13/11 e 04/12.
Anterior às capacitações, os sociólogos da Smads Fernando Camargo e Fernanda Souza realizaram encontros focais nas unidades de atendimento dos Creas e Epsemcs.
Neste período foram feitos momentos de escuta e reflexão para identificar as potencialidades e pontos de atenção em relação ao trabalho social realizado nos serviços.
Para isso, foi utilizada a metodologia análise SWOT, com o objetivo de identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para a elaboração de propostas estratégicas de enfrentamento das questões vivenciadas no cotidiano do trabalho social.
Durante o primeiro dia de capacitação houve alinhamento conceitual da Proteção Social Especial no SUAS e suas competências; devolutiva da análise SWOT e abordagem sobre a definição, objetivos e impactos esperados no Paefi (Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), que oferece nos Creas e Epsemcs, apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de risco social ou com direitos violados.
O Creas oferta o Serviço de Proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos, por meio de apoio, orientação e acompanhamento, contribuindo com a inclusão das famílias nos serviços públicos, de acordo com suas necessidades e com o fortalecimento no desempenho da sua função protetiva, preservando a integridade e autonomia dos usuários, para o rompimento de padrões violadores de direitos.
Os próximos encontros abordarão a metodologia do trabalho social no Paefi (Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos); instrumentais técnicos operacionais do Paefi; a relação do trabalho social ofertado nos Creas, com a defesa de direitos humanos e encontro anual dos serviços de Proteção Social Especial de média e alta complexidade.