A Prefeitura trabalha em mais uma etapa da obra da nova UPA Vila Cristina. Teve início ontem, 06/04, e será finalizada ainda hoje, 07, a concretagem do piso da área externa da unidade de saúde. Esse local será destinado para a entrada de ambulâncias, de carros com pacientes e para a circulação de pedestres. A Prefeitura montou força-tarefa, que reúne todas as secretarias municipais, para antecipar a conclusão das obras da nova UPA em dois meses. O prazo para término e funcionamento da unidade é até o fim deste mês.
A nova UPA Vila Cristina poderá ser um dos pontos de atendimento aos pacientes que apresentem sintomas da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A iniciativa é mais uma das ações da Administração para o enfrentamento da pandemia e a redução dos seus efeitos na cidade. A nova UPA fica na rua Dona Anésia, atrás do Supermercado Dia, no Jaraguá.
De acordo com o secretário de Obras, Vlamir Schiavuzzo, todas as secretarias estão unidas para colocar o equipamento de saúde em funcionamento até o fim deste mês. “Esperamos, no menor tempo possível, até final de abril, finalizar esta obra para atender a população. Há muitas pessoas trabalhando, de todas as secretarias municipais, porque obra é muito importante para a população neste momento de crise causada pelo coronavírus”, explicou Schiavuzzo.
Desde a sexta-feira, 03/04, a UPA começou a receber as mobílias. São camas, mesas, armários, poltronas, biombos, comprados pela Prefeitura, que estavam guardados em espaço cedido pelo Hospital Regional especificamente para equipá-la.
A Nova UPA Vila Cristina é considerada um empreendimento moderno, com 10 consultórios e 52 leitos. Além da infraestrutura básica para separar adultos de crianças, haverá brinquedoteca e fraldário. A unidade, com mais de 2,3 mil metros de área construída, terá capacidade para atender a população das regiões da Vila Cristina, São Jorge, Jaraguá, Pauliceia, Novo Horizonte/Santa Fé, Parque dos Eucaliptos e zona rural.