Atendimentos em várias áreas, como saúde, finanças, família e meio ambiente, além de atrações culturais, aconteceram sábado, 30/11, na Escola Municipal Prof.ª Elizabeth Consolmagno Cruz
A 25ª edição do Pira nos Bairros, realizada na Escola Municipal Prof.ª Elizabeth Consolmagno Cruz, na região do Kobayat Líbano, no sábado, 30/11, fez cerca de 500 atendimentos à população. O evento, que aconteceu das 9h às 12h, reuniu serviços de diversas secretarias da Prefeitura.
O evento contou com informações sobre os serviços e os programas da Assistência Social, orientações sobre o Banco do Povo e o MEI (Microempreendedor individual, orientações às famílias envolvidas nos processos de regularização fundiária, consulta e parcelamento de débitos (IPTU e taxas diversas), emissão dos cartões de transporte público e de estacionamento de idoso e as informações e as instruções sobre o APP Zona Azul Piracicaba.
Também houve orientação sobre alimentação saudável, avaliação antropométrica (peso e altura) e marcador de consumo alimentar, verificação de pressão arterial e de glicemia, promoção e prevenção em saúde bucal e testes de visão.
Silene Benovil, de 32 anos, moradora do bairro, aproveitou a manhã de atividades na escola Prof.ª Elizabeth Consolmagno Cruz. Ela estava acompanhada das filhas Sara, de 7 anos, e Diana, de 13 anos.
“Viemos curtir o dia, ver a movimentação, conhecer os atendimentos oferecidos pela Prefeitura e ver as apresentações. Elas estão adorando”, contou.
Rayane Martins de Souza, de 7 anos, aluna da Escola Municipal Prof.ª Elizabeth Consolmagno Cruz, participou de uma apresentação de dança junto a amigas de classe e aproveitou para passear. “Vim também brincar no tobogã e estou aprendendo um pouco sobre as espécies de morcego que existem”, disse em frente ao painel levado pela Secretaria da Saúde.
Adriano Elias Lopes, de 39 anos, é pai da Gabriela, de 11 anos, que também se apresentou. Emocionado, ele aplaudiu a filha de pé, antes de dar um forte abraço na pequena, que foi ao seu encontro sorrindo. “A escola nos avisou que hoje teria a apresentação dentro do Pira nos Bairros e viemos prestigiar, veio a família toda. Vamos agora comer pastel e andar pela escola, mas quero muito já fazer o cartão Pira Cidadão”, disse.
Durante o 25º Pira nos Bairros, também teve apresentação musical do grupo Mississipi Jazz Band, passeio da capivara Mona que interagiu com a população, números circenses e uma contação de histórias musical, que tirou risos do prefeito Luciano Almeida.
“O Pira nos Bairros é um projeto que conecta a população aos serviços da Prefeitura de forma direta e mais rápida.
É, também, uma oportunidade para ter um sábado divertido com a família e amigos do bairro”.
Sânia dos Santos Araújo, agente de saúde do PSF do Kobayat Líbano, falou um pouco do atendimento que realizou no sábado. ”
Falamos sobre consumo alimentar, mostrando potinhos com a quantidade de gordura e açúcar de alguns alimentos.
Fazemos aqui uma análise do consumo alimentar da pessoa, para ela ter uma consciência do que ela está comendo, se faz bem ou não”.
Ingrid Cristina de Souza, 39 anos, aproveitou o Pira nos Bairros com o filho Artur, de 7 anos, para brincar e participar de atendimentos. “O serviço é muito bom, principalmente para pessoas, como eu, que não tem tempo durante a semana, devido ao trabalho, de ir ao posto de saúde com mais calma, por exemplo. Vou aproveitar tudo que puder hoje”.