Na Administração Helinho Zanatta, foram gerados 2.367 empregos com carteira assinada
Nos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Helinho Zanatta, Piracicaba registrou o melhor saldo de empregos formais no primeiro bimestre em seis anos.
De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o município já contabilizou em 2025, saldo positivo de 2.367 vagas, resultado de 15.075 admissões e 12.708 desligamentos.
Esse é o maior saldo de empregos registrado na cidade para o período desde 2020, quando o Caged apontou 650 novas vagas até fevereiro.
“O saldo expressivo reflete nosso esforço em colocar o emprego como prioridade. São os resultados concretos que mostram que estamos no caminho certo. Vamos investir ainda mais na qualificação da população, incentivando a economia e trabalhando para abrir cada vez mais portas para quem precisa”, afirmou o prefeito Helinho Zanatta.
“A geração de empregos e o fortalecimento da economia local são compromissos centrais da nossa gestão. Esses resultados mostram que, com planejamento, articulação e investimento em qualificação, conseguimos abrir caminhos reais para a população. Vamos seguir avançando, com foco em inclusão produtiva, valorização da mão de obra e oportunidades para todos os piracicabanos”, destaca o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro.
EMPREGABILIDADE DA MULHER – Uma das iniciativas de maior impacto no período foi a Ação de Empregabilidade da Mulher, realizada em 25/03, no Varejão Municipal do Centro, e que ainda vai refletir nos resultados de geração de emprego no município.
Com foco na inserção e recolocação de mulheres no mercado de trabalho, o evento reuniu mais de 40 empresas e ofertou 700 vagas em setores como comércio, indústria, serviços e saúde. Mais de 2.000 mulheres participaram.
MUTIRÃO DO MEI – Voltado ao fortalecimento do empreendedorismo, o Mutirão do MEI foi promovido nos dias 11 e 12 de março, no Térreo I da Prefeitura.
O atendimento gratuito oferecido aos microempreendedores individuais teve como foco o apoio na entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) e esclarecimentos sobre regularização fiscal.
A ação complementa as políticas públicas voltadas à formalização e ao desenvolvimento dos pequenos negócios no município.
Outro destaque da Pasta foi a realização da Oficina de Mecânica Básica, voltada à capacitação de mulheres para o mercado técnico.
O curso ocorreu nos dias 18 e 19 de março, no Clube dos Metalúrgicos, e contou com mais de 200 participantes.
A iniciativa teve apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região e da empresa ElringKlinger, abordando conteúdos como manutenção preventiva, sistemas de freio, direção e motor.