Desde 2018

⭐ Piracicaba, 16 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

100 dias de Governo: em três meses, mutirões de saúde já atenderam mais de 15 mil pacientes

Prefeito Helinho Zanata durante mutirão de oftalmologia realizado no Hospital de Olhos de Piracicaba (1)

Atendimentos acontecem em diversas especialidades; mutirão que atende a mulher vai oferecer mais de 50 mil procedimentos

A Secretaria de Saúde assumiu a atual gestão com a proposta de resolver um problema já antigo em Piracicaba: zerar as filas para realização de procedimentos em diversas especialidades.

Neste sentido, desde janeiro, vários mutirões estão em curso para atender 22 áreas da Atenção Secundária, entre elas: cirurgia vascular, escleroterapia (tratamento de varizes), fonoaudiologia e audiometria e oftalmologia, que somam mais de 16 mil pacientes em fila de espera.

Os atendimentos acontecem de segunda a sábado, sempre por agendamento. Até o momento foram atendidos 8.900 pacientes que estavam aguardando.

Além disso, existe parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde) para realização de ultrassons obstétricos e morfológicos, raio-x odontológico (panorâmico e apical), raio-x geral, holters, colonoscopia e endoscopia.

O mais importante dos mutirões foi iniciado no dia 08/03, sendo exclusivo para atender a Saúde da Mulher.

Com duas carretas instaladas na Estação da Paulista a intenção é realizar mais de 50 mil procedimentos e atender cerca de 23 mil mulheres que estão na fila de espera por consultas ginecológicas, mamografias e exames de ultrassom (transvaginal, pélvico, mama, urinário, partes moles e tireoide). Até o momento, 7.002 mulheres já foram atendidas pelas carretas.

Os atendimentos acontecem de terça-feira a sábado, das 8h às 17h. Desde o dia 08/04, uma das carretas está em Santa Terezinha, para atendimento das pacientes da região Norte da cidade, até o final de maio.

Todos os atendimentos são realizados por agendamento, via unidade de saúde (postinho).

Ainda, na Estação da Paulista, a equipe do Cedic (Centro Especializado em Doenças Infectocontagiosas) realiza testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, já tendo atendido mais de 300 pessoas.

OUTRAS AÇÕES – Na Atenção Básica avanços já foram alcançados com a instituição de novas diretrizes para melhora da qualidade da assistência.

Dentre elas, o refinamento de fluxos de pacientes, instituição de novos protocolos, padronização de vestimentas nas unidades, padronização na identificação do funcionário, implantação da NR-32, fluxos e recepção dos pacientes.

Além disso, seguem abertas cinco UBSs em horário estendido das 17h às 21h que funcionam como suporte para as unidades básicas e unidades de emergência para atendimento ambulatorial e de demanda espontânea.

Em parceria com a secretaria de Obras, estão acontecendo vistorias dentro das unidades da atenção básica para verificar as condições das estruturas, que estão precárias ou obsoletas.

Para isso, um grupo intersetorial foi criado para reformas e reestruturação dessas unidades com um planejamento assertivo, determinando passo a passo entre a secretaria de Obras e a secretaria de Saúde com uma comunicação direta para garantir a efetividade e velocidade na execução dessas reformas.

É importante reforçar que a construção da nova Farmácia Municipal de Artemis foi concluída e já está funcionando na Av. Fioravante Cenedese, 881, com espaço mais amplo, oferecendo um ambiente mais confortável e organizado, garantindo um atendimento mais qualificado para a população.

Além disso, a Secretaria de Saúde já enviou projetos para o Ministério da Saúde para realização de várias ações, como aquisição de novos equipamentos e mobiliários para unidades de saúde; compra de equipamentos para realização de teleconsulta; construção de novas UBSs, Policlínicas, CAPSs; além da aquisição de unidades odontológicas móveis.

A nova pactuação do Programa Saúde na Escola para os próximos dois anos traz evolução significativa, aderindo 124 escolas municipais e 58 escolas estaduais, somando 182 escolas que receberão orientações e 100% das escolas públicas do município.

No dia 18/03 foi lançada a Campanha Municipal de Combate à Dengue, no Teatro do Engenho.

O evento contou com a participação de entidades de classe, autoridades da saúde, e população em geral, e foi importante para reafirmar todas as ações em andamento, como distribuição de repelentes; aplicação de vacinas em jovens de 10 a 14 anos; a visita dos agentes de endemia casa a casa, investigando e destruindo focos da dengue nas residências da comunidade; o arrastão que coleta inservíveis nos bairros, impedindo que se forme focos da dengue; a nebulização com inseticida e a aplicação dos larvicidas em possíveis focos, impedindo o nascimento de novos mosquitos.

Além disso, as palestras informativas nas unidades de saúde e centros comunitários continuam, assim, como as palestras nas escolas, para orientações sobre prevenção e sintomas.

A Secretária de Saúde também mantém ações de contínuas com o Arrastão da dengue que já coletou 105 toneladas de inservíveis entre janeiro e março – em 2024 foram 346 toneladas e, em 2023, 335 ton.

É importante lembrar que o Centro de Controles de Zoonoses (CCZ) está ampliado as ações de castração de cães e gatos: neste ano já foram quase 1.000 procedimentos realizados.

A Vigilância Sanitária Municipal, de janeiro a março, realizou 1.176 fiscalizações/auditorias diversas nas áreas de riscos ambientais, ocupacionais, institucionais e iatrogênicos: (decorrentes de tratamento médico e uso de serviços de saúde).

Essas ações monitoram os riscos por meio de análise da situação, mapeamento de pontos críticos e controle de riscos sempre baseados nas legislações vigentes.

O Cerest Piracicaba (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) está organizando a Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontece no dia 04/04, no salão nobre da Fumep, com participação gratuita.

Também foi ampliado o projeto de Cuidado Farmacêutico, que visa melhorar a saúde dos pacientes por meio de ações clínicas do farmacêutico relacionadas com o uso adequado dos medicamentos, gerenciamento da farmacoterapia e melhora de parâmetros clínicos.

Além das farmácias Planalto e Costa Rica, o início de expansão já está acontecendo para todas unidades em parceria com o Comitê de Apoio ao Serviço Público (CASP), do Conselho Regional de Farmácia do Estado de SP (CRF-SP).

Em 100 dias, na área de Urgência e Emergência, a Secretaria de Saúde participa ativamente do Comitê de Trauma de Piracicaba, criado em fevereiro por meio de parceria com o Governo do Estado de SP; ampliação do treinamento da equipe das Upas por meio do NEU (Núcleo de Educação em Urgências); e autorizou a compra de novas ambulâncias.

 

 

Publicidade