Pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Soldador Padrão, que ganhou a nova denominação de Soldador da Indústria Paulista 2023, vai para um funcionário da Dedini S/A Indústrias de Base. Junior Rafael da Silva Bueno, 41, na empresa há cinco anos, recebeu o troféu e um prêmio em dinheiro dos realizadores do evento, a Escola e Faculdade de Tecnologia Senai “Nadir Dias de Figueiredo”, de Osasco, e a ABS (Associação Brasileira de Soldagem). Outros dois profissionais da empresa foram destaque.
Bueno disse que ficou muito emocionado ao saber do resultado e agradeceu a Deus, à esposa que sempre o incentivou a buscar espaço na profissão e à Dedini, que deu a ele toda a estrutura para participar das provas, que em sua opinião valorizam o profissional e a profissão.
Ele entende que o sucesso na sua área está diretamente ligado à humildade que o profissional precisa ter para entender que nunca se sabe tudo, que o aprendizado é diário e a dedicação precisa ser a palavra de ordem. “Esse concurso é um incentivo para mim e acredito que para todos os profissionais da solda, que buscam de forma permanente o aperfeiçoamento”, diz.
O coordenador de Desenvolvimento de RH da Dedini, Marcelo de Moraes Fessel, lembra que os soldadores da Dedini têm se destacado nos últimos anos nesse concurso, o que reflete o comprometimento de todo o time. “Vale ressaltar o cuidado com o processo seletivo para a contratação de soldadores que, ao longo da vida profissional, dentro da empresa, passam por um programa de treinamento e qualificação de forma continuada, em várias tecnologias e posições, o que reflete na formação dos melhores soldadores da região”, ressalta.
Além do primeiro colocado, dois outros profissionais da Dedini foram premiados no concurso, que teve a participação de 55 soldadores de várias cidades do Estado de São Paulo. Henrique Rafael de Alcântara, 1 ano e nove meses de Dedini, foi destaque na categoria Eletrodo, e Luís Augusto da Silva Fonseca Brunin, funcionário da empresa há 15 anos, foi destaque na categoria MAG.
PRÊMIO – O prêmio Soldador da Indústria Paulista 2023, realizado em Osasco, nas dependências da Escola e Faculdade Senai “Nadir Dias Figueiredo”, foi parte da programação da 9ª Semana Tecnológica de Metalurgia e do 24º Encontro Regional de Tecnologia de Soldagem.
Trata-se de um evento tradicional de âmbito estadual, que tem como objetivo estimular o aprendizado e o desenvolvimento das técnicas de soldagem, bem como reconhecer os soldadores que se destacam no desempenho de suas funções.
“Queremos valorizar as empresas que investem na mão de obra, incentivar novos profissionais da indústria, além oferecer informações técnicas para os nossos alunos e para a comunidade da metalurgia, que participa do encontro dos profissionais da área em que o concurso está inserido”, informa o professor Paulo Eduardo Alves Fernandes, coordenador de Atividades Técnicas do Senai Osasco e membro da comissão organizadora do prêmio.
Ele explica que os competidores são submetidos à avaliação teórica (todos os inscritos), que classifica os que seguem para e etapa prática nos processos de arame tubular, eletrodo revestido, TIG e MAG.
São premiados os profissionais que se destacam nas provas e o melhor competidor, na média de todos os processos, recebe o prêmio. “Destaco o nível da prova, que reúne profissionais com bons conhecimentos tanto teóricos como práticos em soldagem”, ressalta Fernandes.